Clique no ano para visualizar uma descrição de todos os projetos apoiados.

 

Projeto 094/2008

Construindo o Protagonismo de crianças e adolescentes - Através da Arte e da Música, o Projeto de Carazinho visou estimular, orientar e acompanhar as crianças e adolescentes por meio de atividades sócio-educativas, através da arte, música, expressão corporal e confecção de instrumentos de percussão. Através do Fundo Arquidiocesano, foi viabilizada a contratação de professor de música e canto para os Centros de Juventude Santa Terezinha e São Sebastião.

Projeto 095/2008

Kainhg fãg ronroy - Da área indígena da Serrinha, em Ronda Alta, o projeto complementou o processo de resgate da cultura indígena Kaingang. Neste projeto, prevê-se o trabalho com mulheres indígenas, buscando fazer artesanato e técnicas de pintura em panos de prato, além de crochê e costura com máquina. Com o apoio do Fundo, foi comprada uma máquina de costura, além de tintas, pinceis e tecidos.

Projeto 096/2008

Horta Comunitária Nossa Senhora da Salete - De Carazinho, a iniciativa propôs melhorar e enriquecer a alimentação servida às mulheres participantes do grupo da comunidade, motivando-as para que as famílias produzam hortaliças e comercializem na comunidade. Com o apoio do Fundo e da Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Glória, o grupo foi beneficiado com telas, arames, mudas, sementes e utensílios de jardinagem.

Projeto 097/2008

Escola Cristã de formação: ética, política e cidadania – Este projeto ressaltou a importância da formação para a inserção das pessoas em movimentos populares, sindical e políticos. A proposta é discutir o exercício da democracia, ao mesmo tempo que são reforçados o cristianismo e a solidariedade. Com o apoio do Fundo, a Escola de Passo Fundo foi apoiada com verbas para despesas gerais, folder e outros gastos.

Projeto 098/2008

Construção de Espaço de Celebração, Formação e Trabalho Comunitário - O projeto estruturou um espaço próprio e adequado para as comunidades de Cantares e Planalto Alto, de Carazinho, que servirá tanto para celebrações como para encontros e trabalhos comunitários. Com o apoio do Fundo, foi possibilitada a compra de madeiras e materiais de construção para o término da obra.

Projeto 099/2008

Divulgação de produtos e da proposta da Economia Solidária - Como forma de consumo responsável e de ética planetária, a iniciativa propôs reforçar a divulgação dos produtos solidários na perspectiva da oitava edição da Fresol – Feira Regional de Economia Solidária e Mostra de Biodiversidade. Com o apoio do FDS, foi possibilitada a veiculação de propaganda em rádios, além de panfletagem e divulgação sonora e em banners.

Projeto 100/2008

Terceira Idade Vivendo a Vida - Localizado na Vila Santa Fé, em Sertão, o projeto supriu a carência de recursos para o desenvolvimento de algumas atividades de formação, como a busca por profissionais especializados. Com o apoio do Fundo, foi encaminhado ajuda para custeio de alimentação, viagens e gasto com pessoas auxiliares.

Projeto 101/2008

Acampamento Oziel Alves - O Projeto auxiliou na reconstrução do acampamento do MST, na cidade de Coqueiros do Sul, que foi atingido por vendaval seguido de granizo, destruindo todos os barracos, bem como a estrutura da Escola itinerante e de seu refeitório, além do posto de saúde. Com o apoio do Fundo, o grupo foi beneficiado com recurso para a compra emergencial de pregos, ripas, telhas, fios e pregos.

Projeto 102/2008

Apoio e solidariedade com crianças e adolescentes órfãos da AIDS – O Projeto beneficiou o SOSA – Serviço de Orientação e Solidariedade a AIDS, de Passo Fundo, com o objetivo da difusão de informações e realização de atos que promovam a prevenção da doença. O Projeto também foi escolhido para ser o Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade no ano. Com o apoio do Fundo, foi possível a compra de jogos educativos, materiais de escritório e vale-transporte.

Projeto 103/2008

Oficinas de Direitos Humanos – Ainiciativa da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, buscou promover a realização de oficinas sobre a temática, refletindo na busca pela construção de uma sociedade justa e realizadora de direitos de cada pessoa. Através do Fundo Arquidiocesano, o projeto foi beneficiado com a compra de materiais didáticos.

Projeto 104/2008

Agroecologia: 10 anos respeitando o meio ambiente, a saúde e a natureza – Através da Coonalter o projeto promoveu uma série de programações desenvolvidas em alusão aos 10 anos da Feira Agroecológica de Passo Fundo. Com o apoio do Fundo, a entidade foi beneficiada com verba para a produção de revista, banners e selo comemorativo, que abordam o histórico dos trabalhos e conquistas, além de depoimentos e princípios do grupo.

Projeto 105/2008

Ampliando a Comercialização – A iniciativa criou condições de sustentabilidade, promovendo reestruturação e ampliação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de padarias, representando um passo importante na consolidação dos mesmos enquanto alternativas de geração de trabalho e renda. Com o apoio do FDS, foi possibilitada a compra de rótulos e etiquetas adesivas para as embalagens dos grupos.

Projeto 106/2008

Perpassando Solidariedade – O projeto da Cáritas Paroquial do Santuário, em Passo Fundo, envolve cerca de 10 famílias no aprendizado de costura e produção de confecções. Graças ao apoio do Fundo Arquidiocesano, que tinha uma máquina de costura disponível, foi possível o repasse do equipamento, que foi aproveitado para a realização de tapetes, colchas e outras utilidades.