__A Campanha da Fraternidade, além de proporcionar debates, reflexões e construção de propostas todos os anos, busca especialmente provocar o desenvolvimento de ações práticas nas áreas da temática proposta. Um dos meios onde a campanha se concretiza na realidade é através do apoio a projetos comunitários pelos FDS.
__Além das diversas iniciativas apoiadas durante o ano, o FDS escolhe sempre uma ou mais ações diretamente ligada(s) ao tema da Campanha da Fraternidade como gesto concreto.
__Confira a seguir os projetos apoiados nesta modalidade desde o início do Fundo de Solidariedade, em 2000, bem como a temática da Campanha da Fraternidade daquele ano.

 

Campanha da Fraternidade 2017


 

Tema: Biomas Brasileiros e defesa da vida

Lema: Cultivar e guardar a criação (Gn. 2,15)

 

Gestos Concretos:

__Produção de um material itinerante sobre os Biomas, que, de forma visível, possibilite a reflexão em torno do tema da Campanha, sensibilizando a comunidade para o cuidado de nossa casa comum. O kit itinerante está disponível na Cáritas Arquidiocesana, para utilização das paróquias, comunidades, pastorais, grupos, escolas e movimentos, mediante agendamento.

Confira o material aqui

   

Campanha da Fraternidade 2016

Tema: Casa comum, nossa responsabilidade

Lema: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca

 

Gestos Concretos:

- Organização de banco de sementes, incentivo à biodiversidade e agroecologia.

- Recuperação de nascentes e cuidados com a água.

- Destino correto de resíduos (reciclagem).


Campanha da Fraternidade 2015

Tema: Fraternidade: Igreja e sociedade

Lema: Eu vim para servir

 

Gesto Concreto:

__Para 2015, o gesto concreto foi em favor do trabalho com crianças e adolescentes, junto aos Centros de Juventude São Sebastião e Santa Terezinha, mantidos pela Cáritas Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Carazinho. Ali são atendidas 140 crianças e adolescentes, proporcionando formação integral, espiritual e qualificação em turno inverso ao escolar. Entre as atividades estão oficinas de informática, canto, música, atividades físicas, linguagem oral e escrita, grupos de estudo, dança, papel reciclado, culinária e padaria.
__São estabelecidas parcerias com o COMDICACAR, governo e entidades, onde a Igreja atua propondo e somando nas políticas públicas voltadas à realidade social.


 
Campanha da Fraternidade 2014

Tema: Fraternidade e Tráfico Humano

Lema: É para a liberdade que Cristo nos libertou

 

Gesto Concreto:

__Em 2014, o CEPIA – Centro de estudos e proteção à infância e adolescência foi o escolhido, em consonância com a temática da Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e Tráfico Humano”. A instituição atua na promoção de ações de enfrentamento e intervenção que possam garantir os direitos da criança e do adolescente para a superação de abusos, violências e explorações sexuais.
__Consolidado há sete anos, o centro atendeu somente em 2013 mais de 230 casos. Estes números, que vêm aumentando gradativamente a cada ano, mostram a necessidade de um espaço físico mais adequado às demandas do atendimento prestado.

Campanha da Fraternidade 2013

Tema: Fraternidade e Juventude

Lema: Eis-me aqui, envia-me!

 

Gesto Concreto:

__Para 2013, dois projetos foram beneficiados nesta perspectiva: o TransformAção em Arte, da Vila Popular, em Passo Fundo e o Lar da Criança, de Guaporé. As duas iniciativas trabalham com o desenvolvimento de oficinas educativas e inclusivas, com crianças e adolescentes de 05 a 15 anos.
Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo: Localizado em Guaporé, o Lar da Criança atende cerca de 100 crianças e adolescentes de 5 a 14 anos em turno inverso ao escolar. O lar promove o crescimento integral de meninas em situação de vulnerabilidade social, dando condições para se integrarem na família e na comunidade.
__TransformAção em Arte: O Projeto, realizado na Vila Popular, em Passo Fundo, realiza desde 2009 oficinas educativas de inclusão digital, capoeira, dança, percussão e reforço escolar, beneficiando 60 crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos.

 
 
Campanha da Fraternidade 2012

Tema: Fraternidade e Saúde Pública

Lema: Que a saúde se difunda sobre a terra

 

Gesto Concreto:

__Em 2012, o Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade beneficiou o projeto Vida e Vida em Abundância, que é desenvolvido pela Pastoral da Criança da cidade de Carazinho, nas Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Glória. O projeto previa a continuidade, desenvolvimento e aprimoramento do trabalho de acompanhamento às famílias, pesagem das crianças, orientações e práticas sobre alimentação saudável. Cerca de 30 mulheres se dedicam em favor da saúde e do cuidado com a vida de mais de 200 crianças de bairros pobres do município, envolvendo também suas famílias.
__As ações são revertidas em benefício da vida das pessoas, especialmente dos jovens mais pobres, servindo de exemplo de prevenção à desnutrição infantil, atenção básica à saúde, através da visita às famílias, pesagem e acompanhamento das crianças.


 
 
Campanha da Fraternidade 2011

Tema: Fraternidade e Vida no Planeta

Lema: A criação geme em dores de parto

 

Gesto Concreto:

__Mais vida na comunidade - realizado na Vila Nossa Senhora de Fátima, em Marau, com apoio da ABESFA e da paróquia Cristo Rei.
__A Associação Beneficente São Francisco de Assis (ABESFA) desenvolve atividades junto a famílias, crianças e adolescentes, a fim de agregar, gerar renda e ajudar no sustento da comunidade, onde vivem aproximadamente 212 famílias em situação de vulnerabilidade social, em sua maioria compostas de desempregados, operários e domésticas.
__O projeto propôs melhorar a vida da comunidade através da organização das famílias em grupos para o trabalho na produção de sabão com óleo usado e reaproveitamento de lixo orgânico, bem como conscientizar a comunidade no destino correto do lixo por ela produzido, organizando a coleta e a separação do material para reciclagem.

 
 
 
Campanha da Fraternidade 2010

Tema: Economia e Vida (ecumênica)

Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro

 

Gesto Concreto:

__Reciclando para a vida – O projeto apoiou a AMAV – Associação das Mulheres Amigas da Vila, da Donária – Passo Fundo. As 13 mulheres trabalham na produção de almofadas, bolsas e colchas, mas tem seu ponto forte na confecção de subprodutos de papel reciclado – agendas, blocos, cartões, caixas e lembranças.
__Este gesto buscou oportunizar um trabalho mais comprometido e responsável através de um grupo que trabalha junto, oferecendo diversas oportunidades para mulheres que até então não tinham nenhum meio de incluir-se na sociedade. Com a ajuda de todos, pôde-se oportunizar um meio de vida digna, ampliando a renda de diversas famílias e, principalmente, valorizando a capacidade de cada mulher da associação.

 
Campanha da Fraternidade 2009

Tema: Fraternidade e Segurança Pública

Lema: A paz é fruto da justiça

 

Gesto Concreto:

Em 2009 dois projetos foram apoiados como gesto concreto:
__A música no processo de reabilitação do menor infrator – desenvolvido no Centro de Atendimento Sócio-Educativo Regional de Passo Fundo buscou capacitar adolescentes para formar um grupo musical como forma de possibilitar diferentes estímulos para os jovens privados de liberdade. Com o apoio do Fundo, foi possível a aquisição de instrumentos musicais e caixas de som.
__Esporte na promoção de crianças e adolescentes - realizado na comunidade Santa Izabel, em Passo Fundo, apoiou a estruturação da quadra esportiva ao livre da comunidade no Bairro Lucas Araújo, onde aproximadamente 300 famílias e cerca de 100 adolescentes são atendidos com projetos de esporte e lazer.

 
 
 
Campanha da Fraternidade 2008

Tema: Fraternidade e Defesa da Vida

Lema: Escolhe, pois, a vida

 

Gesto Concreto:

__Apoio e Solidariedade com crianças e adolescentes órfãos da AIDS: Desenvolvido pelo SOSA - Serviço de Orientação e Solidariedade à AIDS, o projeto tem por objetivo o estudo, a difusão de informação e a realização de atos que promovam a prevenção da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e do uso indevido de drogas, bem como melhorar a assistência prestada às pessoas portadoras do HIV.
__A instituição atende cerca de 100 crianças e adolescentes, de 34 famílias e muitas dessas crianças são filhos de pais portadores do vírus HIV já falecidos. O trabalho acompanha assistidos entre zero e 18 anos e é desenvolvido no atendimento direto à família, em casa, e também através de encontros na sede da entidade para realização de trabalhos, acompanhamento e capacitação. Há também a assessoria e encaminhamento para exames e consultas médicas.


 
 
 
Campanha da Fraternidade 2007

Tema: Fraternidade e Amazônia

Lema: Vida e Missão neste chão

 

Gesto Concreto:

__O Projeto TransfomAção, em Passo Fundo, nasceu a partir do compromisso e do desafio cada vez mais urgente de preservar e recuperar o meio ambiente em que vivemos. Ele busca articular a necessidade do cuidado da vida, educar para a convivência sadia do ser humano com a natureza, construir alternativas à exploração do meio ambiente e diminuir o impacto ambiental em nosso meio, ajudando na sobrevivência de famílias. Por meio do Fundo, foram viabilizadas despesas gerais, incluindo telas e material para a reciclagem de papeis.


 
 
 
Campanha da Fraternidade 2006

Tema: Fraternidade e Pessoas com Deficiência

Lema: Levanta-te, vem para o meio!

 

Gesto Concreto:

__Escola Municipal de Autistas Profª. Olga Caetano Dias - O Projeto beneficiou a Escola Municipal de Autistas, de Passo Fundo, por meio do Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade de 2006, a fim de aplicar os recursos no desenvolvimento das atividades escolares de pessoas com deficiência, atingindo 26 pessoas.

 
 
 
Campanha da Fraternidade 2005

Tema: Solidariedade e Paz (ecumênica)

Lema: Felizes os que promovem a paz

 

Gesto Concreto:

__Menino Jesus – A iniciativa diz respeito ao grupo de mulheres e adolescentes do bairro Valinhos que já atuava na região da conhecida Beira Trilho, em Passo Fundo, fazendo acolchoados, almofadas, tapetes de retalhos, tricô, crochês e reaproveitamento de materiais diversos e com o apoio do FDS passou a proporcionar uma opção de ocupação para os jovens no turno inverso ao escolar, oferecendo oficinas de pintura.

 
 
 
Campanha da Fraternidade 2004

Tema: Fraternidade e Água

Lema: Água, fonte de Vida

 

Gesto Concreto:

__O lixo que vira pão e constrói cidadania – O projeto da Associação de Recicladores Amigos da Vida beneficiou um grupo da Vila Entre Rios, em Passo Fundo. Com o apoio do Fundo, o grupo conseguiu se dinamizar e melhorar o trabalho desenvolvido. Graças a uma prensa hidráulica repassada para os recicladores foi possível vender o material coletado diretamente para usinas de reciclagem, sem a necessidade de atravessadores no processo.

 
Campanha da Fraternidade 2003

Tema: Fraternidade e Pessoas Idosas

Lema: Vida, Dignidade e Esperança

 

Gesto Concreto:

Também este ano foram três iniciativas apoiadas pelo Fundo como gesto concreto:

__Fundação Beneficente Lucas Araújo - Em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2003: “Fraternidade e Pessoas Idosas”, o Gesto Concreto do FDS beneficiou neste ano os lares que realizavam atendimento aos idosos, um deles o da Fundação Beneficente Lucas Araújo, em Passo Fundo.
__Abrigo Nossa Senhora da Luz - O projeto, também auxiliou o abrigo Nossa Senhora da Luz, de Passo Fundo, que realizava atendimento às pessoas idosas.
__Asilo São Vicente de Paulo - O terceiro Gesto Concreto de 2003 também auxiliou um lar de atendimento a idosos, desta vez o Asilo São Vicente de Paulo de Carazinho.

 
Campanha da Fraternidade 2002

Tema: Fraternidade e Povos Indígenas

Lema:Por uma terra sem males

 

Gesto Concreto:

__Em 2002, o gesto concreto foi dividido em três projetos, a fim de abranger da melhor forma possível os povos indígenas.
__Pastoral Indigenista na Diocese de Passo Fundo - Na perspectiva do tema da Campanha da Solidariedade de 2002 – Fraternidade e Povos Indígenas, o Fundo disponibilizou, graças ao Gesto Concreto, recursos para a automanutenção, organização e acompanhamento da Pastoral Indigenista da então Diocese de Passo Fundo.
__Pastoral Indigenista no Interdiocesano Norte - Ainda na temática da Campanha, outra parte do Gesto Concreto foi encaminhada para a Pastoral Indigenista do Interdiocesano Norte, congregando as dioceses de Erechim, Vacaria, Frederico Westphalen e Passo Fundo.
__Pastoral da Criança nas áreas indígenas - Uma terceira quantia foi repassada para a capacitação de mães e lideranças indígenas para a nutrição infantil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Campanha da Fraternidade 2001

Tema: Fraternidade e as Drogas

Lema: Vida sim, Drogas não

 

Gesto Concreto:

__O gesto concreto apoiou em 2001 dois projetos como gesto concreto: Recuperação de dependentes químicos – Beneficiando a Fazenda Esperança de Casca, o projeto atingiu 60 dependentes químicos.
Recuperação de dependentes químicos – Desenvolvido pela Casa Maanaim, beneficiou 25 dependentes químicos.

 
Campanha da Fraternidade 2000

Tema: Dignidade Humana e Paz (ecumênica)

Lema: Novo Milênio sem Exclusões

 

Gesto Concreto:

__Máquina de escrever Braile – Beneficiando a APACE de Passo Fundo, o projeto garantiu a aquisição de uma máquina de escrever em braile para beneficiar pessoas com deficiência visual, atingindo 30 portadores de deficiência visual.