Projetos apoiados e beneficiários diretos pelo FDS:

 

Tipos de projetos e de público beneficiado:

Valores investidos em projetos:

• Nos 239 projetos apoiados, o FDS investiu mais de seiscentos mil reais.
• Ainda, com o apoio de outras entidades, paróquias, e do Fundo Nacional de solidariedade, foram financiados outros projetos, somando mais em torno de meio milhão de reais.
• Total geral dos valores investidos pelos Fundos de Solidariedade: Aproximadamente
R$ 1.200.000,00.

 

Algumas das contribuições do FDS da Arquidiocese de Passo Fundo:

Promoção da Solidariedade: O FDS é fruto da partilha, tornando as pessoas, grupos e comunidades mais solidárias. Torna a Campanha da Fraternidade concreta. É a Igreja contribuindo na solução dos problemas sociais, de forma ecumênica, partilhando com os mais necessitados, provocando a solidariedade e a cidadania. Igreja unida no exercício da caridade/solidariedade organizada.

Construção de alternativas: No contexto social, de forma associativa gera trabalho e renda, apoia a preservação do meio ambiente e a reciclagem. Auxilia no resgate de populações excluídas. Apoia mobilizações e organizações sociais. Ajuda na formação e garantia de direitos. Auxilia famílias e comunidades em ações emergenciais.

Acessibilidade e garantia de direitos: Possibilita que pessoas e grupos excluídos do crédito tenham acesso a recursos, com agilidade e pouca burocracia. Muitas organizações sociais, pastorais e movimentos, podem contar com recursos para seus trabalhos.

 

Conselho do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo
Fevereiro de 2020