Projeto apóia imigrantes na linguagem e integração

 

__A partir de 1999, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu juntar a Campanha da Fraternidade com a Campanha Permanente de Solidariedade e realizar a Coleta da Solidariedade, sempre no Domingo de Ramos. Com isso, foi criado o Fundo Nacional de Solidariedade, constituído por recursos arrecadados em todas as dioceses e arquidioceses do Brasil, além de doações de colaboradores permanentes e doações internacionais.

__Neste contexto, se constitui o Fundo de Solidariedade da Arquidiocese em 2000, a fim de promover a solidariedade e a cidadania, através do apoio a sinais concretos de transformação social.

__Formado por 50% dos recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade nas 54 paróquias da Arquidiocese, o fundo apoia iniciativas nas áreas de educação e formação, geração de renda e economia popular solidária, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.

__Além do FDS, a Coleta da Solidariedade beneficia também os fundos Estadual (10%) e Nacional (40%) de Solidariedade.

__Os projetos apresentados são avaliados por um conselho, que tem a função de administrar o Fundo, além de incentivar, divulgar e ajudar a organizar a Coleta da Solidariedade e a Campanha da Fraternidade. Atualmente, integram o conselho: o arcebispo metropolitano, o coordenador de pastoral e representantes das Pastorais Sociais, da Cáritas Arquidiocesana e dos grupos apoiados.

Projeto de Economia Solidária e valorização da cultura indígena, realizado na Terra Indígena Serrinha
 

Conselho do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo

__FDS já atingiu mais de duas centenas de projetos beneficiados desde o seu início. Milhares de mulheres, indígenas, quilombolas, idosos, crianças, adolescentes e jovens, agricultores, assentados, trabalhadores urbanos, desempregados, organizações, movimentos, pastorais, pessoas com deficiência, catadores, recicladores e dependentes químicos foram beneficiados.