Clique no ano para visualizar uma descrição de todos os projetos apoiados.

 

Projeto 068/2006

Divino Espírito Santo - Proporcionando capacitação para pintura, o projeto beneficiou a comunidade do bairro Zacchia, em Passo Fundo, com recurso para a realização de curso de pintura em tecido. O grupo já trabalhava há algum tempo com artesanato e costura, fazendo acolchoados, almofadas, tricô e crochês. O Fundo Arquidiocesano viabilizou a compra de tintas, cola, pincéis e tecidos.

Projeto 069/2006

Ajuda aos moradores do Jaboticabal – O FDS aprovou uma ajuda emergencial para os moradores do bairro Jaboticabal, em Passo Fundo, onde foram reconstruídas duas casas, atingidas por um temporal. Por meio do Fundo, foi repassado uma parte do auxílio para a reforma das casas.

Projeto 070/2006

Horta Comunitária – O Projeto eneficiou a comunidade da paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Tasso Fragoso no Maranhão. A comunidade é assistida pela Diocese de Balsas, que é Igreja Irmã da Arquidiocese de Passo Fundo. Por meio do FDS foram viabilizados recursos para a compra de caixa d´água, bomba e demais materiais de construção que resultaram numa horta comunitária, trazendo benefícios para a população.

Projeto 071/2006

Escola Municipal de Autistas Profª. Olga Caetano Dias - O Projeto beneficiou a Escola Municipal de Autistas, de Passo Fundo, por meio do Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade de 2006, a fim de aplicar os recursos no desenvolvimento das atividades escolares de pessoas com deficiência.

Projeto 072/2006

Horto de Ervas Medicinais - A iniciativa de São Domingos do Sul tem o objetivo de estruturar a produção de ervas medicinais, fazendo um resgate das variedades e do uso das mesmas. O trabalho foi concebido tendo em vista a formação dos alunos pertencentes às Escolas Estaduais e também a comunidade em geral. O Fundo Arquidiocesano beneficiou o grupo para a aquisição de telas, calhas e material para a construção do horto.

Projeto 073/2006

Escola Arquidiocesana da Juventude – Promovido pela Pastoral da Juventude de Passo Fundo, o projeto porpôs analisar e discutir a realidade dos jovens, utilizando-se de dinâmicas, reflexões, expressões corporais, música e mística. Em 2006, a escola destacou a oficina de atividades práticas, como alimentos transgênicos, ecologia e alimentação alternativa. Com o apoio do Fundo, foram viabilizadas hospedagens, alimentação e material de divulgação, entre outros.

Projeto 074/2006

Filosofia nas Comunidades – Uma iniciativa do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo, o projeto visa levar aos participantes das comunidades, reflexão sobre como a política vem sendo desenvolvida nos últimos tempos. Graças ao apoio do Fundo Arquidiocesano, foi viabilizado o uso de salas para reuniões, impressões e demais despesas.

Projeto 075/2006

Scalabriniano Beira Trilho – A ação buscou reunir recursos para a construção de uma capela que serviu para celebrações e realização de trabalhos artesanais, como crochê, tricô, pintura e materiais recicláveis junto a famílias carentes. Com o apoio do FDS, foi viabilizado repasse que ajudou no montante de recursos para a construção da capela.

Projeto 076/2006

Vida: Saúde Alternativa – O Projeto da APAE de Passo Fundo, trabalhou a questão da saúde alternativa junto aos alunos da entidade, bem como de algumas mães que já se reúnem para a produção de artesanatos e reformas de roupas. A formação também buscou o desenvolvimento dos alunos envolvidos, que queriam trabalhar no processo de plantio e cuidado das ervas. Com o apoio do Fundo, foi viabilizado a compra de embalagens, sementes naturais e utensílios para o início das atividades.