Clique no ano para visualizar uma descrição de todos os projetos apoiados.

 

Projeto 077/2007

Artesanato em Lã – O Projeto da Capela Santa Rosa, em Ciríaco, deu condições à operacionalização de um grupo que trabalha na produção de lã e confecção de peças manuais como palas, baixeiros e outros artigos feitos a partir do material na cidade. Através do FDS o grupo foi beneficiado com repasse para a aquisição de uma roca de pedal e uma cardadeira de tambor.

Projeto 078/2007

Fórum Regional da Economia Popular Solidária – O fórum foi responsável pela realização da VII Fresol – Feira Regional de Economia Popular Solidária e Mostra de Biodiversidade, realizada entre os dias 31/03 e 01/04 em Passo Fundo e, graças ao apoio do Fundo, foi possível viabilizar a divulgação da Feira em veículos de comunicação, além de cartazes e folders informativos.

Projeto 079/2007

Horto Medicinal – Localizado no bairro Bom Recreio, em Passo Fundo, a iniciativa surgiu da necessidade de discutir e organizar formas de intervenção na sociedade para que as pessoas tenham consciência e maior no cuidado com a saúde, através da alimentação. Com o benefício do Fundo foi viabilizada a aquisição de materiais como mangueiras, telas, arame e mudas para o início dos trabalhos.

Projeto 080/2007

Filosofia nas Comunidades – A iniciativa do IFIBE propôs trabalhar oficinas didático-pedagógicas sobre direitos humanos, buscando promover ações de solidariedade e atuação cidadã, permitindo uma atitude crítica em relação ao mundo, na perspectiva de desmistificar fatos e imagens que compreendam melhor as relações nele estabelecidos. Através do Fundo, houve investimentos em materiais didáticos e de expediente.

Projeto 081/2007

Mulheres Conquistando Direitos e Construindo Cidadania desenvolvido no bairro Rodrigues, em Passo Fundo, o projeto deu continuidade ao trabalho iniciado no ano 2000 com a capacitação, orientação e treinamento para o atendimento de casos de violência contra a mulher e direitos humanos. Graças ao apoio do Fundo, foram viabilizados vales transportes para deslocamento do grupo.

Projeto 082/2007

Amparo – O projeto da comunidade Nossa Senhora da Salete, no bairro Cruzeiro, em Passo Fundo, buscou auxiliar no desenvolvimento pessoal, familiar, comunitário, religioso, social e econômico das famílias residentes na localidade, através da montagem de infra-estrutura básica para uma sala de costura/artesanato, a fim de viabilizar atividades junto a mulheres carentes daquela localidade. Por meio do FDS, foi possível a compra de máquinas de costura, novelo, linhas, tecidos e agulhas, além de outros aviamentos.

Projeto 083/2007

Expofórum da Igreja Católica - Realizado em julho de 2007, em Passo Fundo, o projeto fez parte das celebrações pelos 150 anos da cidade e buscou refletir o panorama da Igreja Católica e a busca sobre como construir uma sociedade mais justa e solidária, através da realização de conferências, exposições e seminários. Com o apoio do Fundo, foi viabilizado verba para o custeio de despesas com a organização geral do evento.

Projeto 084/2007

Expofórum da Igreja Católica - O Fundo Arquidiocesano disponibilizou recurso para a realização de três seminários no expofórum da Igreja Católica, para cerca de mil pessoas, sobre temas como assistência social, educação e saúde. O montante foi repassado para a confecção de folder de divulgação e produção de vídeos.

Projeto 085/2007

Ação Missionária em Manaus/AM – O projeto buscou favorecer a atividade missionária naquela localidade, através de auxílio passagem para o Pe. Ivanir Rosa. A iniciativa é relacionada ao Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade de 2007: “Fraternidade e Amazônia”.

Projeto 086/2007

Apoio a Diocese de Borba – Amazonas – O projeto consistiu em vistas à organização e estruturação para auxílio no atendimento à população pobre de Borba, no Amazonas. O projeto também faz parte do Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade de 2007.

Projeto 087/2007

Projeto TransfomAção - O projeto busca articular a necessidade do cuidado da vida, educar para a convivência sadia do ser humano com a natureza, construir alternativas à exploração do meio ambiente e diminuir o impacto ambiental em nosso meio, ajudando na sobrevivência de famílias que vivem da reciclagem. Por meio do Fundo foram viabilizadas despesas gerais, incluindo telas e material para a reciclagem de papéis.

Projeto 088/2007

Apoio as vítimas do granizo em Passo Fundo - O Fundo Arquidiocesano apoiou emergencialmente a comunidade de Passo Fundo, destinando recursos para a compra de telhas que foram doadas para famílias carentes atingidas por temporal de granizo no dia 20 de outubro.

Projeto 089/2007

Solidariedade à Reforma Agrária - O projeto buscou ajudar o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em sua marcha rumo à Fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul. Através do Fundo, houve auxílio para a compra de lonas para a organização de acampamentos que foram necessários devido à dificuldade em encontrar espaços para garantir o abrigo aos participantes.

Projeto 090/2007

Divino Espírito Santo – O projeto está ligado ao grupo de mulheres da Paróquia São José Operário que realiza trabalhos de artesanato com a comunidade. O projeto busca reformar a sala na qual o grupo se encontra, contribuindo para o aumento da renda familiar e qualificação da mão de obra. Por meio do FDS, foi viabilizado a compra de janelas, portas, vidros e armário, além de matéria prima para o artesanato.

Projeto 091/2007

Construindo Solidariedade - Da Vila Jardim, em Passo Fundo, a iniciativa foi proposta pelo grupo de mulheres da comunidade, que já realizava trabalhos como reaproveitamento de retalhos e materiais recicláveis, além de crochê, tricô, biscuit e sopão para participantes do grupo. E com o objetivo de iniciar a produção de cucas e na qualificação deste trabalho, o grupo buscou melhorias na sua estrutura. Por meio do Fundo Arquidiocesano, foi viabilizada a compra de forno, formas e matéria prima para iniciar os trabalhos de panificação.

Projeto 092/2007

Escola Arquidiocesana da Juventude - Ligada à Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo, o projeto porpôs realizar cinco dias de intensos estudos, onde os jovens buscam oportunizar projetos de vida, criando espaços de amadurecimento e fortalecimento de suas esperanças para uma nova sociedade. Graças ao apoio do Fundo, foi viabilizado verba para custeamento de despesas gerais.

Projeto 093/2007

Centro de Juventude: emergência na reconstrução após temporal – A iniciativa prevê a reconstrução do espaço utilizado por crianças do bairro Santa Terezinha, em Carazinho, para realizar seus processos de aprendizagem e desenvolvimento, longe das ruas e da criminalidade. Com o apoio do Fundo foi efetivada a compra de telhas, cumeeiras, parafusos e calhas, para a recuperação do telhado que foi danificado pelo temporal dos dias 29 e 30 de outubro de 2007 na cidade.