Clique no ano para visualizar uma descrição de todos os projetos apoiados.

 

Projeto 044/2004

O lixo que vira pão e constrói cidadania – O projeto da Associação de Recicladores Amigos da Vida beneficiou um grupo da Vila Entre Rios, em Passo Fundo. Com o apoio do Fundo, o grupo conseguiu se dinamizar e melhorar o trabalho desenvolvido. Graças a uma prensa hidráulica repassada para os recicladores foi possível vender o material coletado diretamente para usinas de reciclagem, sem a necessidade de atravessadores no processo.

Projeto 045/2004

Grupo de Mulheres Nossa Senhora do Horto – O grupo, localizado na Vila Jardim, em Passo Fundo, trabalhava na confecção de tapetes, artesanatos, acolchoados, reformas de roupas e colchas de retalhos. Por meio do Fundo Arqudiocesano, as 35 famílias envolvidas conseguiram dar início à produção de gêneros alimentícios, graças à aquisição de forno elétrico e cilindro manual para fazer pães, cucas e bolachas.

Projeto 046/2004

Em mutirão alimentamos uma multidão - Pensado com o intuito de viabilizar a confecção e impressão de cerca de 50 mil folders para a preparação e divulgação da 24ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, realizada em outubro de 2004, o projeto recebeu apoio do Fundo Arquidiocesano que viabilizou metade do custo dos folders.

Projeto 047/2004

Estrutura para articulação e exposição de grupos - O projeto surgiu da necessidade em se adquirir estruturas para abrigar pessoas ou produtos expostos pelo Centro Arquidiocesano de Pastoral em mobilizações, feiras e exposições. O Fundo Aquidiocesano possibilitou a compra de 10 barracas utilizadas para a divulgação do trabalho da pastoral na comunidade, deixando assim de haver a necessidade de locação das mesmas durante a realização de eventos.

Projeto 048/2004

Horta Comunitária do bairro Brandina – O projeto de Carazinho buscou trazer alternativas de trabalho e geração de renda para famílias que moram na região. Com o apoio do FDS foi possível a criação e manutenção da horta, meio pelo qual toda a semana é feito um sopão comunitário, servindo de alimento para muitas famílias carentes.

Projeto 049/2004

Conquista da cidadania com a produção de papel reciclado – Criado pelo Centro de Juventude, em Carazinho, o projeto surgiu da necessidade de alternativas e possibilidades de trabalho e geração de renda para os adolescentes e crianças envolvidas em atividades de preservação e do meio ambiente. Com o apoio do Fundo, foi viabilizado materiais para trabalhar com papel, como liquidificador, bacias e telas, além de toalhas e prensa.

Projeto 050/2004

Mulheres conquistando direitos e construindo cidadania - O trabalho das Promotoras Legais Populares (PLPs) promove e incentiva, desde 2000, a capacitação e treinamento de cerca de 30 mulheres com relação ao encaminhamento de casos de violência doméstica. Graças ao apoio do Fundo, foi viabilizada a aquisição de folders explicativos, além de custeio em vales transportes e alimentação em encontros de divulgação.

Projeto 051/2004

Projeto Solidariedade - Firmado na Linha Cabrito, em Barra Funda, buscou trazer alternativas de trabalho em benefício de seis famílias, que sofreram seguidos reflexos negativos na agricultura, gerando empobrecimento e falta de perspectivas para as mesmas, principalmente aos jovens. Por meio do Fundo, foi possível iniciar a produção de massas.

Projeto 052/2004

Saúde através da Natureza -Financiado pelo FDS, o projeto buscou dar continuidade a um projeto de transformação da realidade relativa à saúde em São Domingos do Sul. A ideia foi buscar a formação, valorizando a cultura local popular, através de um Curso de Ervas Medicinais, que foi realizado na sede do Centro de Atendimento Social da cidade.

Projeto 053/2004

Articulação do Fórum Regional de Economia Popular Solidária Com o objetivo de dar condições ao Fórum de se articular e realizar atividades que melhorem as condições para os mais diversos grupos acompanhados, o projeto recebeu apoio para manter gastos com despesas de viagens e correspondências, além de oficinas e cursos.