Clique no ano para visualizar uma descrição de todos os projetos apoiados.

 

Projeto 014/2002

Compra de um misturador de ração - A Associação de Agricultores da linha 19, de Vila Maria, buscou, através do Fundo, apoio para a aquisição de um misturador de ração para melhorar os trabalhos que a associação vem desenvolvendo na suinocultura. A atividade, que envolve cerca de 20 pessoas, também ajudou o grupo, que sofreu com danos causados por temporais.

Projeto 015/2002

Mulheres Buscando Vitória - O grupo de mulheres Buscando Vitória, de Passo Fundo, realiza trabalhos de artesanato, reciclagem de jornais, entre outros. O grupo se constitui de 20 mulheres que lutam contra o desemprego, dignidade e defesa da vida. Com o apoio, o grupo pode adquirir materiais para a qualificação do trabalho, como tintas, agulhas e materiais de costura.

Projeto 016/2002

Creche comunitária Leonardo Ilha - O Grupo de Mulheres Unidas Venceremos, do bairro Leonardo Ilha, em Passo Fundo, buscou um apoio para manter a autonomia de uma creche na região, que vinha se sustentando por meio de doações depois que a prefeitura da cidade parou de ajudar com o custeio mensal da entidade. Por meio do aporte, a creche pode se manter, impedindo de serem deixadas 42 crianças sem atendimento.

Projeto 017/2002

Apoio e ajuda a Pastoral da Saúde da Paróquia de Selbach - Depois do projeto beneficiado pelo Fundo para a recuperação de Selbach, atingida por tempestades de granizo, a Pastoral da Saúde da cidade buscou contato com o Fundo para uma realocação de disponibilidade de recursos, visando beneficiar a própria entidade, já que havia a disponibilidade de uma parte do dinheiro que foi doado em 2000. Com os recursos, foram adquiridos eletrodomésticos para melhor atender a entidade.

Projeto 018/2002

Pão Comunitário - Buscando reverter uma situação desfavorável, advinda da falta de emprego formal, um grupo de quatro famílias do bairro Bom Jesus, em Passo Fundo, idealizou a venda a domicílio de produtos panificados, aumentando a renda familiar e estreitando a união entre os participantes. O Fundo destinou recursos para aquisição de matérias primas e equipamentos para o início da atividade desenvolvida em Passo Fundo.

Projeto 019/2002

Pastoral da Saúde a Serviço da Vida - O projeto Pastoral da Saúde a Serviço da Vida, em Passo Fundo, buscou trazer melhorias no atendimento à comunidade, já que ele é desenvolvido em praticamente todas as paróquias da região de abrangência da Arquidiocese. Com o apoio do Fundo, a pastoral implantou melhorias para atender a comunidade, que também é beneficiada com medicamentos fitoterápicos e ervas medicinais disponibilizadas, recebendo utensílios de cozinha e eletrodomésticos.

Projeto 020/2002

Pastoral Indigenista na Diocese de Passo Fundo - Na perspectiva do tema da Campanha da Solidariedade de 2002 – Fraternidade e Povos Indígenas, o Fundo disponibilizou, graças ao Gesto Concreto, recursos para a automanutenção, organização e acompanhamento da Pastoral Indigenista da então Diocese de Passo Fundo.

Projeto 021/2002

Pastoral Indigenista no Interdiocesano Norte - Ainda na temática da Campanha, outra parte do Gesto Concreto foi encaminhado para a Pastoral Indigenista do Interdiocesano Norte, congregando as dioceses de Erechim, Vacaria, Frederico Westphalen e Passo Fundo.

Projeto 022/2002

Pastoral da Criança nas áreas indígenas - Uma terceira quantia, viabilizada a partir do Gesto Concreto, foi repassada para a capacitação de mães e lideranças indígenas para a nutrição infantil.

Projeto 023/2002

Mutirão para superação da miséria e da fome – Recursos destinados para a Comissão Diocesana do Mutirão para superação da miséria e da fome em Passo Fundo.

Projeto 024/2002

Projeto sem descrição.

Projeto 025/2002

Ampliação de encadernadora ADF – Beneficiando a Associação Cristã dos Deficientes Físicos, o projeto permitiu adquirir uma encadernadora e restauradora de livros, além de matéria prima para o início do trabalho. O projeto se constituiu uma importante alternativa para valorização e geração de renda para os deficientes físicos.

Projeto 026/2002

Moenda de Cana, Bom Recreio - O grupo Esperança, da Comunidade Bom Recreio, de Passo Fundo, trabalha desde 1987 com o objetivo de ajudar agricultores a continuar no campo, incentivando ações na área de saúde, educação, produção e cooperativismo. Com o apoio do Fundo, o grupo buscou recursos para a aquisição de um moedor de cana e tachos para a fabricação de melado, doces e rapaduras.

Projeto 027/2002

Repasse de Máquina Overlok para o trabalho de grupos de mulheres - O projeto buscou ajudar seis grupos de mulheres da periferia de Carazinho, que trabalham desenvolvendo atividades de corte e costura, artesanato e produção de acolchoados. Em nome dos grupos de mulheres, a Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Glória, de Carazinho buscou o Fundo para passar a utilizar uma máquina de costura que havia sido devolvida por um grupo de Sertão, também beneficiado pelo Fundo, que encerrara suas atividades seis meses antes.