Clique no ano para visualizar uma descrição de todos os projetos apoiados.

Projeto 028/2003

Promovendo a Vida – O projeto, de Carazinho, buscou incentivar o desenvolvimento de um grupo de mulheres desempregadas que encontrou na panificação uma forma de melhorar sua realidade social. Graças ao Fundo, foi possível a aquisição de um forno a gás usado pelo grupo, além de uma bonificação pra uma professora que ministrou curso de culinária para as participantes.

Projeto 029/2003

Serigrafia Comunitária Leonardo Ilha - Desenvolvido em Passo Fundo, buscou implementar uma alternativa de renda na comunidade. Com o auxílio do Fundo, uma máquina de serigrafar foi viabilizada, potencializando as ações de uma confecção de roupas que foi criada na comunidade meses antes.

Projeto 030/2003

Cozinha Comunitária - Logo que a paróquia São Vicente de Paulo assumiu o acompanhamento do bairro Menino Deus, em Passo Fundo, foi constatado que muitas famílias viviam em situação de vulnerabilidade social próximo a Perimetral Sul. Buscando melhorar o acompanhamento das mesmas, foi encaminhado um pedido ao Fundo Diocesano para a instalação de uma cozinha comunitária na localidade, a fim de melhorar o acompanhamento de crianças, mães e gestantes da comunidade.

Projeto 031/2003

Buscando um Amanhã Melhor – O Projeto foi iniciativa da Pastoral da Criança Arquidiocesana que buscou implantar um espaço de venda de gêneros alimentícios (pães, massas, bolos e cucas) no bairro Dona Elisa, em Passo Fundo, visando melhorar as condições de vida das quatro famílias envolvidas. Graças ao apoio do Fundo, houve repasse para a compra de forno, formas e matéria prima para as primeiras unidades.

Projeto 032/2003

Viva a Melhor Idade –Promovendo a valorização de pessoas idosas e resgatando nelas o desejo por novas atividades, o projeto “Viva a Melhor Idade” realizou, com o apoio do FDS, cursos de artesanato e encontros de formação, possibilitando a volta dos participantes ao mercado de trabalho.

Projeto 033/2003

Esperança: Um brilho no Olhar – Motivado a partir da necessidade de organização dentro da comunidade Santa Izabel, em Passo Fundo e pela diminuição da pobreza e da marginalidade, o grupo promoveu alternativas de trabalho e renda, através de artesanato e atividades profissionalizantes. O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade auxiliou para a aquisição de uma máquina de costura e materiais de armarinho necessários para o início de oficinas de corte e costura.

Projeto 034/2003

Movimento de Luta pela Moradia na Região de Passo Fundo – Essa organização promoveu a formação, articulação e mobilização de lideranças que avançaram na questão da conquista por uma moradia para os sem-teto da região. Graças ao apoio do Fundo, o grupo pode se estruturar por meio da realização de Cursos de Liderança, aprofundando o trabalho de base realizado, além de ser favorecido em demais despesas de divulgação das ações.

Projeto 035/2003

Produção de Congelados – Fazenda Esperança – A Fazenda Esperança realiza o trabalho de reinserção social de dependentes químicos, na cidade e região, por meio de oficinas e práticas envolvendo a culinária. Por meio do Fundo Diocesano, foi disponibilizado recursos para a aquisição de freezers para a estocagem de alimentos congelados vendidos pelo grupo de 16 mulheres.

Projeto 036/2003

Fundação Beneficente Lucas Araújo - Em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2003: “Fraternidade e Pessoas Idosas”, o Gesto Concreto do FDS beneficiou neste ano os lares que realizavam atendimento aos idosos, um deles o da Fundação Beneficente Lucas Araújo, em Passo Fundo

Projeto 037/2003

Abrigo Nossa Senhora da Luz - O Projeto, também referente a Campanha da Fraternidade de 2003: “Fraternidade e Pessoas Idosas”, auxiliou o abrigo Nossa Senhora da Luz, de Passo Fundo, que realizava atendimento às pessoas idosas.

Projeto 038/2003

Asilo São Vicente de Paulo - O terceiro Gesto Concreto de 2003 também auxiliou um lar de atendimento a idosos, contemplando o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano. Desta vez o Fundo beneficiou o Asilo São Vicente de Paulo de Carazinho.

Projeto 039/2003

Calçadão da Solidariedade

Projeto 040/2003

Cuidadores de idosos

Projeto 041/2003

Juntos Venceremos – O Projeto da cidade de Sertão, buscou amenizar os problemas enfrentados pela população que foi atingida por um forte vendaval que comprometeuo mais de 80 casas, além de ginásios, colégios, postos de saúde e hospital. Por meio do Fundo, foi feito um repasse para a quitação de dívidas de famílias humildes, que não tinham como pagar pelos materiais comprados para a reconstrução de suas casas.

Projeto 042/2003

Grupo de Mulheres da Capela Santa Lucia – O grupo buscou junto ao Fundo Arquidiocesano recursos para a aquisição de uma máquina para panificação, com o objetivo de aumentar a renda de 15 famílias e melhorar a qualidade da alimentação. Além disso, o projeto valorizou os produtos locais e capacitou os participantes.

Projeto 043/2003

Casa Nossa Senhora Aparecida - Mini Padaria - Com intuito de buscar autonomia e geração de renda para duas famílias, o projeto visou à aquisição de uma máquina misturadora e extrussora para dar início a produção de panificados em uma mini-padaria.