Princípios

Histórico:

Cáritas. Palavra de origem latina significa “Caridade/ Amor”, inspirada na afirmação de São Paulo: “O amor de Cristo nos impulsiona”. A Cáritas, fundada em 1951, e oficializada em nível internacional, pelo Cardeal João Batista Montini (Papa Paulo VI), hoje se encontra presente em mais de 200 países, através de 162 organizações.

Mensageiro da Caridade, anos 70 e 80

Fundada no Brasil por Dom Hélder Câmara em 1956, a Cáritas atua em 10 regionais, através de 170 entidades membro (Cáritas Diocesanas). Na Diocese de Passo Fundo, a Cáritas deu seus primeiros passos entre 1962 e 1963, embora tenha sido oficializada apenas 10 anos depois, em 21 de fevereiro de 1972. Iniciou suas atividades atendendo a demanda da distribuição dos alimentos do programa aliança para progresso (também chamado de aliança para a paz), um programa criado a partir da segunda guerra mundial, para atender e reabilitar as nações atingidas, sendo que num segundo momento foram também apoiados outros países na época chamados “subdesenvolvidos”.
        Ainda no final dos anos 60 já foram desenvolvidos trabalhos comunitários, complementação de renda e capacitação através de cursos profissionalizantes. Neste período sua sede foi na Avenida Brasil em frente ao Colégio Notre Dame e depois junto a Fundação Lucas Araújo.

Sua personalidade Jurídica somente foi criada em 21 de fevereiro de 1972, e sua história no final dos anos 60 e 70 se identifica (e de certa maneira se confunde) com a história da Assistência Social Diocesana Leão XIII, instituição que coordenou de 1972 até 1988. Neste período sua sede foi junto à sede da Leão XIII.
        Em 1986 a Cáritas passa a ocupar sua sede atual, na Rua Paissandu, em frente ao Colégio EENAV. As principais atividades desenvolvidas pela Cáritas, até meados dos anos 80, foram a organização de Equipes Paroquiais de Cáritas, Coleta e partilha de alimentos, formação de agentes, atuação com crianças e adolescentes e trabalhadores. Sempre teve ação e articulação direta com a Pastoral Diocesana, e durante quase 20 anos coordenou a Campanha “Ação Natal”

A partir de meados dos anos 80 busca trabalhar na metodologia da CARIDADE LIBERTADORA, que leva as pessoas à organização e ao engajamento nas Comunidades Eclesiais de Base. O Congresso FÉ CRISTÃ E COMPROMISSO SOCIAL desafia a organização dos Projetos Alternativos Comunitários, devido à forte problemática social. Incentiva, apóia e assessora grupos associativos e cooperativos, no que hoje chamamos de Economia Popular Solidária. Assume também o trabalho de organização dos grupos de mulheres nas periferias das maiores cidades da Diocese de Passo Fundo.
        No final da década de 80 e nos anos 90 passa a investir na organização das Cáritas Paroquiais e implanta o projeto de Animadores Paroquiais, entendendo que as Cáritas paroquiais são importantes meios e instâncias de parceria e construção de um projeto de resgate da exclusão social, pois dá ênfase aos grupos comunitários.

Horta Comunitária no Bairro São Luiz Gonzaga 1984

A Cáritas desenvolve suas ações de forma planejada, organizando e monitorando seus programas de ação. Hoje prioriza os trabalhos através dos grupos de mulheres, na Economia Popular Solidária, no atendimento emergencial e com as associações de recicladores e recicladoras e agroecologia. Busca assim ajudar na garantia de trabalho e renda, alimentação e saúde, preservação ambiental e combate a exclusão social, priorizando sempre a construção da solidariedade e cidadania. Busca atuar na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário, na perspectiva de políticas públicas, com uma mística ecumênica. Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, geralmente em parceria com outras instituições, movimentos Sociais e populares, pastorais, universidades, etc.

Encontro de formação para projetos de padarias 1997

Sua atuação na construção e proposição de Políticas Públicas e controle social faz com que atue junto a vários Conselhos Paritários distritais, municipais e regionais, nas áreas de Assistência Social, Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Comunidade da Área Penitenciária, Meio Ambiente, Direitos das Pessoas com deficiência, Criança e Adolescente, Habitação, e Direitos da Mulher; além de integrar vários fóruns representativos da sociedade civil, como o Fórum Regional de Economia Popular Solidária, Fórum Municipal de Saúde, Fórum pela Ética na Política, Fórum Municipal da não violência contra a mulher, Fórum das Pastorais Sociais, Fórum Criança e Adolescente e participação essencial no projeto TransformAção.

Desde o ano 2000 a Cáritas administra o Fundo Diocesano de Solidariedade, que apoiou neste período 120 projetos sociais nas áreas da: geração e complementação de renda, associativismo e economia solidária, educação para a solidariedade, apoio e resgate de populações em situação de risco e exclusão social, promoção da saúde alternativa e preventiva, emergências e meio ambiente e reciclagem.
        A Cáritas, sua equipe executiva, sua Direção e seus mais de 300 voluntários e voluntárias se sentem felizes em poder partilhar um pouco de seu trabalho, e agradece a seus parceiros e colaboradores, que ajudam na concretização dos princípios que orientam seu trabalho.

Moenda de cana para fabrição de doces, adquirida através do FDS - 2004

Fresol - 2008