Princípios

Quem Somos:

A Cáritas é uma organização da Igreja Católica, que abrange vários níveis: comunitários, paroquiais, (arqui)diocesanos, regionais, nacionais, continentais e, até mesmo, internacionais.
        Sua principal missão é estar presente na comunidade e, a partir da realidade onde está inserida, buscar respostas às suas necessidades. Hoje, a entidade se encontra em quase 200 países e territórios diferentes. No Brasil está articulada em 12 regionais, através de mais de 180 entidades-membro - Cáritas Diocesanas e Arquidiocesanas.
        Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Cáritas está organizada através de uma Equipe Executiva Arquidiocesana, Equipes Paroquiais de Cáritas e grupos comunitários. Conta com a participação e apoio de muitos voluntários e voluntárias, e com a colaboração de muitas entidades parceiras.
        Toda atuação da Cáritas se dá através de ações solidárias e participativas, onde as pessoas e grupos beneficiados são envolvidos de forma cidadã e provocados a fazer parte na busca de solução para os problemas. A Cáritas tem uma missão universal, mas se organiza de acordo com a realidade específica em cada um dos lugares onde se encontra, para atender as necessidades daquela realidade específica.