Público Alvo:
Famílias em vulnerabilidade social e pessoas atingidas por catástrofes ou intempéries.
Estimativa de beneficiários / participantes / usuários: 4.000
Diagnóstico:
A formação das periferias sem planejamento gera uma grande concentração de famílias em vulnerabilidade social. A falta de preparo para a inclusão no mercado de trabalho e a não receptividade neste meio criam situações de extrema pobreza e miséria. Por outro lado, as catástrofes naturais se mostram grandes desafios para as ações de solidariedade, já que exigem campanhas urgentes de mobilização para superar a desolação e as perdas. Diante disso, a conscientização das comunidades se torna essencial, sendo a prevenção uma importante ação a ser desenvolvida.
A Cáritas Arquidiocesana, através das Cáritas Paroquiais e da comunidade, buscará visitar, atender e acompanhar essas famílias em vulnerabilidade social, além de realizar ações efetivas na superação da exclusão social. A entidade articulará conforme o necessário, campanhas para atender as vítimas de intempéries.
Capacidade de atendimento:
O atendimento às situações de emergência é coordenado a partir da equipe executiva e apoiado por inúmeros agentes, através de equipes organizadas em comunidades.
Recursos Humanos envolvidos:
Equipe executiva, assistente social, bolsistas e estagiários, agentes organizados em equipes paroquiais, entidades parceiras e colaboradores em geral.
Abrangência territorial:
47 municípios da região de Passo Fundo, estado do Rio Grande do Sul.
Voltar