Prioridades e Programas:

Prioridade 1. Promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável.

1.3 Promoção da saúde, agroecologia e segurança alimentar e nutricional

Objetivos específicos:

• Incentivar hábitos alimentares saudáveis, através de um consumo consciente, e o conceito de bem viver, promovendo a agroecologia;

• Participar na organização e execução de programas de segurança alimentar e nutricional.

Atividades :

• Realização de 07 oficinas para multiplicadores e 10 nos grupos comunitários para orientação alimentar e nutricional;
  • Apoio à promoção de 07 eventos sobre alimentação saudável na Feira Ecológica;
  • Acompanhamento a 03 grupos de agroecologia e à cooperativa Coonalter – Feira ecológica;
  • Acompanhamento ao horto medicinal;
  • Beneficiar as famílias com cestas básicas provenientes de produtos agroecológicos e programas de alimentação (CONAB).

Público Alvo:

Famílias em vulnerabilidade social das periferias, lideranças comunitárias, agricultores familiares organizados e comunidade em geral.

Estimativa de beneficiários / participantes / usuários: 1.000

Diagnóstico:

Percebe-se na realidade atual cada vez mais o consumo irresponsável e desenfreado de alimentos, a realização de dietas, o surgimento de novas doenças, o crescimento do consumo de alimentos artificiais e industrializados, os efeitos nocivos de alguns produtos com aditivos químicos e o uso de agrotóxicos.
         Desse modo, a Cáritas buscará neste programa incentivar o consumo de alimentos de maneira responsável, através de oficinas, buscando preservar a saúde e beneficiando o meio ambiente, o trabalho de agricultores, a nossa economia e o consumidor. Assim, a entidade vai apoiar a produção saudável e ecológica e o uso de chás, hortaliças e demais alimentos.
         Há necessidade de garantir de forma organizada o acesso de todos ao direito da alimentação necessária. Para que isso aconteça, serão realizadas e reforçadas campanhas junto à comunidade local, paróquias, entidades e organizações parceiras.

Capacidade de atendimento:

A entidade dispõe de assessora por 20 horas semanais, que acompanha o trabalho e ajuda na articulação e orientação dos cursos, apoiando na elaboração de projetos. Conta ainda com assistente social e fichas socioeconômicas, além do apoio de equipes de voluntários junto a comunidades e paróquias para a realização dos controles, coletas e distribuições.

Recursos Humanos envolvidos:

Agentes, equipe executiva, assistente social, bolsistas de Nutrição e Fisioterapia.

Abrangência territorial:

Municípios de Passo Fundo, Carazinho, Guaporé, Sertão, São Domingos do Sul, Santo Antônio do Palma, Vila Maria e Marau. Estado do RS.