Prioridades e Programas:

Prioridade 1. Promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável.

1.2 Defesa do Meio Ambiente e Reciclagem

Objetivos específicos:

• Contribuir e assessorar o Projeto TransformAção no acompanhamento às associações de recicladores;

• Proporcionar um processo de educação socioambiental, com formação, conscientização e participação da sociedade;

• Incentivar grupos para desenvolvimento de oficinas com materiais reaproveitáveis.

Atividades:

• Busca e administração de recursos de convênios com órgãos públicos e privados, na perspectiva da estruturação do processo produtivo nas associações (FSA Caixa, Fundação Maurício SS, FNS...);

• Apoiar a equipe executiva do projeto no desenvolvimento do trabalho, também através da liberação de pessoas para monitoramento, capacitação e apoio às associações, com registros mensais;

• Organização da venda coletiva de materiais reciclados;

• Participação em ações de fortalecimento do processo de coleta seletiva, conselhos e fóruns – CMMA, Agenda 21, APPA...;

• Apoio à organização da Cadeia Binacional do PET;

• Apoio à organização de pontos de coleta junto a condomínios, empresas, igrejas, escolas...;

• Elaboração e circulação de materiais de formação e informação;

• Participação em eventos comunitários e oficinas;

• Oficinas nos grupos comunitários;
  • Produção de subprodutos com retalhos, PET, latas e etc.

Público Alvo:

Organizações como associações de recicladores (AAMA. AREVI, RECIBELA, COOTRAEMPO), TRANSFORMAÇÃO (Associação das Entidades do Projeto TransformAção), representantes de entidades sociais, grupos de mulheres e comunidade em geral.

Estimativa de beneficiários / participantes /usuários: 880

Diagnóstico:

Um programa na área do meio ambiente e da reciclagem está diretamente relacionada  a necessidade da preservação ambiental, como algo abrangente devido aos inúmeros problemas que temos enfrentado globalmente. Localmente há uma dificuldade de conscientizar a população em destinar corretamente o lixo e de preservarem o Meio Ambiente, a maximização dos resultados e dos lucros tem sido a única meta buscada, esquecendo-se da sustentabilidade destes processos.
     Com realidades urbanas há alta produção de lixo diariamente. Deste modo, a questão dos resíduos gerados e da preservação ambiental se constitui um grande desafio. O tema preocupa e as ações existentes ainda são insuficientes ou frágeis, necessitam ser melhor articuladas. É grande o desperdício de materiais por falta de conscientização da comunidade para a separação de destinação adequada dos mesmos e também pela falta de infraestrutura necessário para um melhor aproveitamento. Tentando melhorar a situação de trabalho destas pessoas e também suas rendas pensando ações de conscientização para a separação, destinação adequada e diminuição na produção de resíduos. Assim, é preciso oferecer mecanismos de capacitação às associações de recicladores e entidades de apoio dos envolvidos, como forma de primar pela autonomia bem como pela da geração de trabalho e renda aos mesmos e efetivar a sustentabilidade e autogestão.

Capacidade de atendimento:

Assessores e monitores são contratados especificamente para o atendimento das associações, a fim de auxiliar nas problemáticas encontradas ao longo da realização dos trabalhos. Há participação também de parcerias específicas para realização de assessorias em encontros. Através de projetos são repassados equipamentos para os pavilhões e equipamentos de proteção individual. As entidades parceiras do projeto colaboram com recursos e pessoas para auxiliar o desenvolvimento dos trabalhos.

Recursos Humanos envolvidos:

A entidade mantém três pessoas – um psicólogo, uma assistente social e um articulador/educador social que, através do Projeto TransformAção mantém o acompanhamento e articulação das ações de organização e execução do trabalho. Todos contratados pela Cáritas com o apoio de entidades parceiras. Além disso, a estrutura de coordenação e administração está disponível para o desenvolvimento e acompanhamento ao trabalho.

Abrangência territorial:

Município de Passo Fundo. As sedes das associações estão nos bairros São João (moradores são dos bairros Bela Vista, Entre Rios, Manoel Corralo e São Luiz Gonzaga), Santa Marta (moradores da Santa Marta, Vila Donária, Força e Luz), Bom Jesus e Vila Popular.