Postado em 05/02/2015

Lançado livro sobre o Fundo de Solidariedade
Arquidiocese de Passo Fundo foi referência

     Na terça-feira (03), foi lançado o livro Sistematização da Experiência do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo. A ideia começou a ser elaborada em maio 2012, quando na Oficina Nacional de Sistematização de Experiências, realizada em Brasília, foi sugerido que, diante da representatividade regional, fosse sistematizada a experiência de um FDS, a ser definido pelo Conselho Gestor da Região. Em junho do mesmo ano, no IV Encontro do Conselho Gestor da Região Sul, o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade de Passo Fundo/RS foi escolhido para a sistematização.

     O FDS de Passo Fundo se apresentava como uma possibilidade viável e interessante para a sistematização, não apenas pelas estratégias de gestão utilizadas, que eram consideradas significativas e importantes no que tange ao critério de replicabilidade, mas também pelo fato de não ter sido sistematizado, nos moldes propostos por este projeto, em nenhum outro momento, diferentemente de outros Fundos Diocesanos da Região.

     O FDS da Arquidiocese de Passo Fundo, coordenado por um Conselho Gestor, e administrado Pela Cáritas Arquidiocesana, nasceu no ano 2000, e já apoiou 181 iniciativas, ajudando aproximadamente 30.000 pessoas. Segundo Luiz Costella, da Coordenação da Cáritas Arquidiocesana, e membro do Conselho Gestor do FDS, é uma alegria e realização ver o FDS da Igreja da Arquidiocese sendo uma referência nacional, mas também isso só aumenta a nossa responsabilidade quanto a uma boa gestão, transparência e solidariedade.

     O livro foi elaborado e editado em conjunto com a SENAES/MTE – Secretaria Nacional de Economia Solidária e CAMP – Centro de Assessoria Multiprofissional.

 

Confira o livro clicando aqui

 

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262