A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo está presente e organizada em vários municípios da Arquidiocese e busca desencadear um processo permanente de formação e acompanhamento aos grupos. No ano de 2018, com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, foi possível desenvolver o projeto de formação “Empoderar para Transformar”.
Dos meses de fevereiro a novembro 45 agentes ligados a equipes paroquias, grupos de Economia Popular Solidária, Pastorais, Movimentos e Entidades debateram diversos temas e puderam, através de práticas formativas buscar embasamento para responder as necessidades de cada localidade, transformando realidades sociais e empoderando os sujeitos da ação.
Nesse sentido, o projeto reforçou o compromisso com a biodiversidade, o solo, as águas, o clima que abrange o território brasileiro e compreender os impactos das grandes concentrações populacionais sobre os biomas.
A partir da troca de saberes constroem-se conhecimento e, em virtude disso, a participação dos sujeitos torna-se imprescindível. Com capacitação, ajudados por muitas pessoas e entidades foi possível debater a necessidade construir um novo paradigma econômico ecológico que atenda as necessidades das pessoas no respeito ao meio ambiente, na proteção das nascentes, realizando a coleta seletiva, consumindo produtos livres de agrotóxicos.