Prioridades e Programas:

Prioridade 1. Promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável.

1.1 Desenvolvimento de iniciativas de Economia Popular Solidária

Objetivos específicos:

• Apoiar os grupos de EPS no acesso a recursos e na participação de eventos;

• Oportunizar aos grupos de EPS capacitação, tendo como foco: autogestão, cooperação, viabilidade financeira e qualificação dos produtos;

• Buscar novas alternativas de geração de trabalho e renda, incentivando novos grupos.

Atividades :

• Promoção e participação em três feiras solidárias, fórum regional de EPS e exposições;

• Realização do Fest Massa, envolvendo os grupos de padarias;

• Encaminhamento de projetos para apoio financeiro através de fundos e editais;
  • Realização de visitas de intercâmbio com outros empreendimentos para troca de experiências;
  • Oficinas de capacitação, em parceria com o Fórum Regional de EPS e projetos de extensão da UPF;
  • Apoio à realização de diagnóstico da rede de EPS na região;
  • Participação no III Encontro Latino Americano e Caribenho de Mulheres da Economia Social e Solidária, em POA;
  • Execução de oficinas para produção de pratos a partir do uso de frutas nativas em parceria como o Cetap;
  • Realização de oficinas para resolução de conflitos e valorização da autoestima;
  • Capacitação através de oficinas sobre controle de caixa e reconhecimento de documentos;
  • Oficinas na perspectiva de trabalhar relações de poder, autonomia e distribuição de tarefas;
  • Acompanhamento permanente dos empreendimentos;
  • Diversificação das alternativas de produção, de acordo com a realidade cultural de cada grupo;
  • Continuidade da articulação junto ao poder público para efetivação do Centro de Convivência e Comercialização Solidária – CCS.

Público Alvo:

Associações, cooperativas, grupos comunitários, pequenas empresas solidárias.

Estimativa de beneficiários / participantes / usuários: 450 pessoas.

Diagnóstico:

A economia solidária ainda tem uma trajetória a ser construída para que os grupos tenham boas condições para a produção e consumo solidário. A precariedade é vigente em todas as áreas, a falta de equipamentos e de local adequado para desenvolver o que se pretende é o que torna muitas vezes o trabalho desqualificado e de difícil comercialização.
     A ausência de apoio do poder público para com esses empreendimentos evidencia as grandes dificuldades que possuem para conseguir um bom desempenho. Os grupos geralmente não tem comprovante de renda, o que impossibilita as condições de financiamento bancário; também não tem máquina de cartão de crédito para a comercialização; muitas dificuldades para manter um capital de giro. Os recursos financeiros públicos são investidos em grandes empresas, enquanto os pequenos empreendimentos são destituídos de condições para desenvolver seus negócios.
     Acreditamos no trabalho realizado e nos dedicamos para que a Economia Popular Solidária amplie cada vez mais seu espaço e seu protagonismo em Passo Fundo e região, pois a economia solidária ressurge hoje como resgate da luta histórica dos trabalhadores, como defesa do trabalho humano e como alternativa ao modo capitalista de organizar as relações sociais dos seres humanos entre si e destes com a natureza. Para a EPS o valor central é o direito das comunidades à soberania de suas finanças. Promove o desenvolvimento de redes de comércio a preços justos, procurando que os benefícios do desenvolvimento produtivo sejam repartidos entre os grupos de forma justa e solidária.

Capacidade de atendimento:

A Cáritas possui capacidade de atendimento através de recursos humanos qualificados, financeiros e estruturais necessários ao atendimento previsto.

Recursos Humanos envolvidos:

Secretariado da Cáritas, assistente social, monitores, estagiários, bolsistas e entidades parceiras.

Abrangência territorial:

13 Municípios da Região de Passo Fundo/RS: Guaporé, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Marau, Vila Maria, Passo Fundo, Carazinho, Sertão, Ronda Alta, Tapejara, Victor Graeff, Tio Hugo, Pontão.