Postado em 16/09/2016

Cáritas de Passo Fundo realiza assembleia

Pastoralidade e transformação social foi o tema que norteou a XXII assembleia geral ordinária da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, realizada no dia 13 de setembro, em sua sede na cidade de Passo Fundo. Em sintonia com o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira que celebrará os 60 anos da entidade, os participantes da assembleia refletiram sobre a missão e as ações da mesma, pois esta nunca foi tão presente, tão necessária e tão desafiada.

Como nos orienta o guia metodológico, que serve como material preparatório para o V Congresso, a Cáritas é “presente porque vem aperfeiçoando os modos de resposta da Igreja aos desafios do nosso tempo, criando metodologias de ação. Ainda é necessária porque as desigualdades sociais que estruturam nosso país são antigas e persistentes e exigem um esforço continuado e coletivo. Também é desafiada porque o processo sociopolítico e econômico da última década favoreceu parcialmente o atendimento às demandas das populações mais vulneráveis”.

A assembleia contou com 60 participantes, entre sócios, agentes de pastorais sociais, funcionários e convidados. O momento proporcionou a reflexão em torno da ação da entidade no período de 2012 a 2016, da avaliação dos avanços e desafios das três prioridades da Cáritas, apresentação e aprovação do relatório e balanço de 2015. Além de acolher mais quatro novas sócias, que com alegria colocam seus dons a serviço das equipes e grupos de Cáritas.

Para Marinês Besson, da Cáritas Brasileira - Regional do rio Grande do Sul, a assembleia oportunizou reflexão, partilha das ações e desafiou a entidade a fortalecer e ampliar o trabalho nos locais em que as situações são de fragilidade e vulnerabilidade.

Ao final da assembleia, o Arcebispo Dom Rodolfo Luiz Weber, presidiu a celebração eucarística e enviou os participantes com a missão de serem agentes de solidariedade e da transformação social.