Postado em 12/08/2016

Mulheres quilombolas participam de oficinas

 

     A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, desenvolve uma série de atividades nas comunidades quilombolas da Arvinha e da Mormaça, no munícipio de Sertão.

     No dia 10 de agosto a entidade realizou uma oficina de alimentação saudável no quilombo da Arvinha, com a participação de 16 mulheres. A alegria foi um dos principais ingredientes dos pratos saborosos e saudáveis, que foram produzidos com aproveitamento integral dos alimentos.

     Para o bolsista Henrique Rossi, do curso de nutrição da UPF, fazer parte da Cáritas é conhecer outras realidades e culturas. “Desenvolver essa oficina de alimentação nessa comunidade é uma oportunidade de conhecer mais a culinária afro e isso contribui em minha formação acadêmica”, destaca Henrique.

     Para Rita Tatiane da Silva Miranda, participante da oficina, a oportunidade de participar proporciona alegria e contribui para a integração entre nós, além do aprendizado na produção de novos pratos. “Gostei muito da forma que foi feita a feijoada, é uma novidade o uso de talos”, concluiu Rita.

     O quilombo da Mormaça reuniu 10 mulheres para a oficina de artesanatos, com a monitora Eliane Horn. O entusiasmo e o desejo de aprender novos modelos de artesanato marcou o encontro. O objetivo da oficina foi possibilitar a confecção de novos produtos com qualidade para gerar renda, além da ornamentação das casas das famílias envolvidas. Para Oraide Gessi de Oliveira é muito legal aprender estas coisas e ela pretende repassar para os mais jovens, inclusive para a própria filha.
     

     As ações que estão sendo executadas pela Cáritas nas comunidades quilombolas faz parte da opção e missão da entidade, buscando conhecer mais as culturas, acompanhar, integrar e fortalecer as comunidades, contribuindo na sua organização, espiritualidade e geração de trabalho renda.

 

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262