Postado em 04/08/2016

Cáritas realiza acompanhamentos a diversos grupos

 

      A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo sempre prezou pelo acompanhamento e incentivo aos grupos de economia popular solidária.

     Cumprindo sua missão de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social”, a Cáritas realiza regularmente visitas aos grupos que, de alguma forma, desenvolvem produtos a partir dos princípios da Economia Popular Solidária.

     Durante as visitas, a equipe procura inteirar-se do andamento de cada grupo. Ao mesmo tempo que acolhe sugestões e se coloca na posição de escuta para que os grupos possam manifestar seus anseios, dúvidas e dificuldades e na medida do possível viabilizar formas de auxilio e orientação.

     Esses espaços são motivados pela convivência, pelo diálogo fraterno e pelo delicioso chimarrão. Na ultima quarta feira, dia 03 de agosto, as visitas aconteceram em quatro grupos. A primeira visita foi no grupo “Unidas Venceremos” da comunidade Santo Antônio da Pedreira, da paróquia São Cristóvão, em seguida o grupo de mulheres, “Otimismo” que realiza suas atividades no bairro São José, junto a Paróquia, a visita foi animadora, já que as mulheres puderam apresentar seu novo espaço de trabalho, mais amplo, arejado e iluminado. No grupo “Divino Sorriso” do bairro José Alexandre Záchia, foi possível perceber o empenho das mulheres na produção de tapetes e colchas com aproveitamento de retalhos, além dos artesanatos também produzem cucas. Outro espaço visitado foi no atelier do “Fávero Molduras” que desenvolve trabalhos com molduras para quadros, espelhos e outros.

     Todas as realidades visitadas são expressões da vivência da mística e da solidariedade libertadora, que a Cáritas procura construir nos diferentes grupos acompanhados.

 

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262