Postado em 21/07/2016  |  Fonte: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

Arquidiocese promove 1ª Jornada de Integração Campo e Cidade

 

     A articulação das Pastorais Sociais, a Cáritas Arquidiocesana, a Feira Ecológica, a Coonalter e a Pastoral da Juventude Rural promoveram no último sábado, 16 de julho, a 1ª Jornada de Integração Campo e Cidade. O principal objetivo era fortalecer e valorizar os agricultores agroecológicos, articulando saberes, sabores e práticas.

Feira Ecológica

     Já é tradicional em Passo Fundo a Feira Ecológica. Pequenos agricultores da região, organizados em pequenos grupos, produzindo de forma agroecológica, oferecem a comunidade passo-fundense alimentos orgânicos e saudáveis. Segundo a Professora Dr. Claudia Petry, da Universidade de Passo Fundo, que esteve participando da atividade: “somos o que comemos”. A relação entre a saúde e a alimentação é intrínseca e determinante para nossas vidas.

     Para Maristela, uma das agricultoras feirantes, o que garante a produção e a vitalidade da feira é a relação que se estabeleceu entre os produtores e os consumidores. Segundo ela, existe “um cuidado mútuo na medida em que se produz pensando no consumidor e se consome pensando no produtor”. Quem ganha com os alimentos orgânicos não é somente o ser humano, mas toda a natureza, que vê seus ciclos respeitados. Um dos problemas que os agricultores ecológicos citam é com relação às políticas públicas para a agroecologia, pois existe um abismo entre o potencial financeiro investido no agronegócio e o investimento na agroecologia.

Economia Solidária e Alimentação Nutritiva

     A Cáritas Arquidiocesana enriqueceu a Jornada com a presença de grupos de economia solidária. “Eco”, do grego oikos, significa “casa” e “nomia” do grego nomos, significa norma. O termo “economia” carrega em seu significado a organização da casa comum. A economia solidária é uma alternativa frente ao modelo neoliberal de acúmulo e concentração de riquezas. É organizada em redes e grupos que produzem e comercializam numa lógica de partilha, responsabilidade ambiental e social.

     Pensar uma ecologia integral é agregar toda a caminhada já construída pelos grupos da economia solidária. Diretamente ligada a agroecologia, a esta forma de economia é vivida por grupos do campo e da cidade. A Cáritas dispõe de informações e pode ajudar a população a ter acesso com mais intensidade aos produtos e aos grupos solidários.

     Além disso, a banca, também proporcionou diálogos sobre alimentação nutritiva e cuidados alternativos com a saúde. A Pastoral da Saúde esteve presente com indicações de chás e remédios caseiros, de modo especial na linha preventiva. Para os agentes da Pastoral da Sáude, tão importante quanto a cura de doenças é sua prevenção. Por isso, a importância da medicina alternativa e da alimentação nutritiva e saudável.

Sementes Crioulas

     Diretamente relacionadas ao que expusemos até aqui estão às sementes crioulas. Estiveram presentes na Jornada, integrantes de uma experiência de banco de sementes crioulas da diocese de Santa Cruz do Sul.

 

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262