Postado em 04/07/2016

Cáritas reflete sobre sustentabilidade

A Cáritas realizou na última terça-feira (28), o encontro de animadores e coordenadores de Cáritas Paroquiais. O momento ocorre mensalmente na sede da entidade, em Passo Fundo, e busca reunir as lideranças que organizam os trabalhos, para fortalecer o desenvolvimento das ações da entidade nas diversas comunidades onde atuam. Este encontro contou também com a presença dos Padres que acompanham as ações desenvolvidas pelos voluntários e voluntárias.

O encontro desse mês teve como objetivo provocar sobre o que se entende por sustentabilidade. Retomando a missão e os princípios da rede Cáritas, Luiz Costella, que conduziu os trabalhos no encontro, provocou para a necessidade de pensar sobre “Por que sustentar?”, “O que sustentar?” e “Como nos organizamos?”. Ao pensar a sustentabilidade precisamos nos reportar ao cenário maior, onde surge a necessidade de refletir sobre os programas e prioridades assumidas nos trabalhos que desenvolvemos, sempre em busca de cumprir nossa missão de Cáritas.

A sustentabilidade é embasada em várias dimensões, perpassando pela mística e espiritualidade que move a ação, a sócio-política que relaciona a entidade com a sociedade, a técnico gerencial que olha para sua organização interna e externa, e a dimensão financeira que busca a garantia dos recursos para a realização das ações. Refletir sobre essas dimensões nos faz perceber que elas não podem ser pensadas separadamente, mas de forma complementar.

A formação na Cáritas é permanente e proporciona maior interação, partilha de sonhos e esperanças que se unem a tantas pessoas que alegremente preparam-se para celebrar os 60 anos de atuação da Cáritas Brasileira.