Postado em 28/06/2017

Multiplicando saberes

A Cáritas multiplica saberes nos diferentes grupos étnicos

Coragem, ousadia, entusiasmo e espiritualidade libertadora são características que dão suporte aos trabalhos da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo. Nesse intuito, na quinta-feira 22, aconteceram oficinas de artesanato no quilombo da Arvinha, da Mormaça e na equipe paroquial da Cáritas de Sertão simultaneamente.

A partilha dos saberes se dá nos pequenos grupos do campo e da cidade, com monitoras que no seu dia a dia aprendem técnicas de artesanato e buscam repassar para outros grupos com dedicação e comprometimento.

Nas comunidades quilombolas foram desenvolvidas oficinas de pintura em pano de prato, experiência significativa principalmente para as mulheres idosas. A técnica usada pelas monitoras possibilita um aprendizado multiplicador, além dos movimentos do corpo a inter-relação da pintura com a vida e o cotidiano de cada mulher.

Para Marli B. Soares, do quilombo da Mormaça “a tarde foi maravilhosa, aprendemos bastante. Eu nunca tinha participando de curso de pintura, quero participar outras vezes”, ressaltou Marli.

Já os trabalhos na equipe paroquial de Cáritas de Sertão foi confecção de chinelos, utilizando materiais reciclados e retalhos. Para a monitora Eneli Francisca Goulart Leite, “elas estavam dispostas ao aprendizado, isso é muito importante quando se faz um trabalho em grupo”.

A proposta é a continuidade da multiplicação do aprendizado, para isso a Cáritas apoia, incentiva que mais grupos sejam beneficiados e aposta na capacitação das pessoas para que sejam multiplicadores de saberes no meio popular.