Postado em 22/06/2017

XII Conferência Municipal de Assistência Social

“Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”

A Caritas Arquidiocesana de Passo Fundo participou da XII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no dia 20 de junho nas dependências da Faculdade Anhanguera. Participaram em torno de 250 pessoas, usuários da política, representantes de entidades prestadoras de serviço, trabalhadores da área e órgãos governamentais.

Pela manhã foi aprofundado o tema da Conferência “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”, com assessoria do conselho regional de assistência Social. A reflexão ficou em torno da necessidade de articular as ações, fortalecer a rede e avançar na qualidade dos atendimentos.

Na parte da tarde a discussão se deu a partir dos seguintes eixos temáticos: a proteção social não contributiva e o princípio da equidade; gestão democrática e o controle social: lugar da sociedade civil no SUAS; acesso a seguranças socioassistenciais e a articulação entre os serviços, benefícios e transferência de renda; legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidades dos entes ferederativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Segundo o presidente do conselho municipal da assistência social e representante da Cáritas no conselho, Luiz Costella, “para a Cáritas, fazer parte do Conselho Municipal de Assistência Social e poder participar na coordenação da XII Conferência é muito importante. O debate da garantia dos direitos e o fortalecimento de tudo o que se conseguiu na área da assistência social se torna hoje uma necessidade, porque vemos tantos direitos sendo ameaçados. Por outro lado, queremos também avançar buscando fortalecer os programas e as entidades de assistência social, não só no município de Passo Fundo, mas também nas esferas estadual e nacional", salienta Costella.

Ao final da Conferência municipal de assistência social foram escolhidos os representantes de entidades, usuários, prestadores de serviços para participação na conferência estadual, em Porto Alegre.