Postado em 16/06/2016

I Encontro Nacional do Voluntariado da Cáritas Brasileira

 

     De 1º a 03 de junho aconteceu em Crateús, no Ceará, o I encontro Nacional do Voluntariado. Participaram do encontro representantes da Cáritas de 18 estados do Brasil. O Regional Sul foi representado por Nilza Mar Macedo e Pâmela Muniz, da Cáritas de Bagé, Deomar Luis Bordignon, da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo e a vice-presidente da Cáritas Brasileira, Ir. Lurdes Dill que atua na rede em Santa Maria.

     O evento aconteceu no Ceará por ocasião da XII Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária do Território Inhamuns, realizada em Crateús. Foi organizado pelo Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, ao mesmo tempo em que promovia um encontro, no mesmo local, com pessoas de convivência com o semi-árido nordestino.

     A participação no encontro trouxe grande expectativa em relação ao trabalho do voluntariado na Cáritas. Na ocasião os participantes se reuniram em pequenos grupos para pensar estratégias de organização para o exercício do voluntariado. Foram indicadas várias propostas com o objetivo de se realizar uma síntese, que resultará em um plano de voluntariado da Cáritas.

     Outro momento importante do encontro aconteceu no dia 03, onde foram realizados intercâmbios com visitas a projetos apoiados pela Cáritas, como a reutilização da água, educação contextualizada em escolas, comunidade que apresenta resistência ao projeto de implantação de mineradora, criação de caprinos, entre outras.

     Para Deomar Bordignon, o encontro proporcionou uma experiência marcante, principalmente pela possibilidade de conhecer novas realidades através das visitas aos locais, bem como pelo relato dos participantes sobre a realidade de cada região do Brasil em que a Cáritas atua. “Conhecer novas realidades possibilitou compreender melhor a situação social e climática do Brasil. Isso nos torna mais engajados com a missão Cáritas de estarmos presentes no auxílio aos mais necessitados”, ressalta Bordignon.

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262