Postado em 01/06/2015

Alimentação saudável e o cuidado com a vida

Com o objetivo de incentivar hábitos alimentares, através do consumo consciente de produtos agroecológicos, promovendo saúde e bem estar, a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo desenvolveu mais uma oficina de alimentação saudável no dia 28 de maio, na Paróquia Nossa Senhora de Glória, em Carazinho. Na oportunidade participaram 22 pessoas que fazem parte dos grupos de mulheres e equipe paroquial, acompanhados pela Cáritas Arquidiocesana. Para, Marisa Pinzon, coordenadora da equipe paroquial da Cáritas Nossa Sra. da Glória, “Aprendemos fazendo, exercitando dicas e segredinhos culinários e no almoço a degustação comprovou que é possível melhorarmos nossa alimentação cotidiana, visando a saúde e a qualidade de vida”.

As oficinas contam com a orientação do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo, através do projeto de extensão Paidex. O trabalho proporcionou troca de experiências, partilha de vida e conhecimento de novos pratos como tomates recheados, farofa de folhas e talos, panquecas de espinafre e cenoura, molho de brócolis ao frango, além das técnicas de como preparar os mesmos. Foram preparados sete pratos e dois tipos de suco natural, que ao final da oficina foram degustados pelas participantes.

Para Odete Silveira, responsável pela organização das oficinas, esse trabalho está contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “As oficinas são para multiplicadoras, com isso, muitas famílias são beneficiadas, pois a troca de conhecimento através de receitas é uma prática nas comunidades”, salientou Odete.