Postado em 03/05/2019

Cáritas Arquidiocesana promove o 14º Encontro de Mulheres

“Plantas Medicinais e a Saúde da Mulher” foi o tema do 14º Encontro Arquidiocesano de Mulheres, que reuniu mais de 400 participantes de diferentes bairros e municípios da região. A atividade aconteceu no dia 27 de abril, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Tapejara.

Colaborou na assessoria a extensionista da Emater Regional, Doriana Miotto, além da partilha do estudo realizado pelos grupos acompanhados pela Cáritas, contemplando vinte e três ervas medicinais. A assessora destacou a importância do conhecimento das plantas, suas características, funções, partes utilizadas, benefícios para a nossa saúde, curiosidades e o cuidado no modo de preparo e consumo.

Para as voluntárias da Cáritas de Tapejara, que acolheram o encontro, foi uma oportunidade de reflexão, partilha de vida e aprofundamento das ervas medicinais e os benefícios na saúde das mulheres, além do tema de evento estar diretamente em sintonia com a Campanha da Fraternidade.

Nesta edição foram convidadas mulheres benzedeiras, participaram mais de 20 pessoas. As mesmas são pessoas simples, que acolhem, rezam e distribuem bênçãos nas suas comunidades. Após se apresentarem e partilharem suas experiências, as benzedeiras se colocaram a disposição para o atendimentos aos participantes.

Um dos momentos mais significativos da atividade é a entrega da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava na Cáritas paroquial de Sertão, para o novo grupo. Dessa vez a equipe escolhida foi a de Cáritas de Nossa Senhora da Saúde. A imagem permanecerá em Tapejara até o próximo encontro, em 2021.

O evento, além de reflexivo teve um caráter celebrativo, de partilha de vida e de experiências, bem como artístico-cultural, oficinas temáticas, além de mostra e comercialização de produtos da Economia Popular Solidária.

Estiveram participando, grupos acompanhados pela Cáritas de Passo Fundo, representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Emater, Promotoras Legais Populares, Movimento de Mulheres Camponesas, quilombos da Arvinha e da Mormaça, Pastoral da Saúde, da Criança e do Idoso de vários municípios.

Conforme, Simone Zanetti, assistente social da Cáritas, a avaliação do encontro foi positiva. Segundo ela, “houve boa integração entre as mulheres, a reflexão do tema foi instigante e a partilha de vida dos diferentes grupos, pastorais e entidades parceiras, expressou a diversidade dos trabalhos desenvolvidos”.