Postado em 15/05/2017

Celebrar com as comunidades

Na última quarta-feira (10), aconteceu nas Comunidades Quilombolas da Arvinha e da Mormaça, em Sertão, uma tarde formação, estudo e partilha sobre a Pastoral Afro e cuidado com a vida. Na oportunidade foi possível revisitar a caminhada que as comunidades realizaram, bem como projetar novos passos que serão de extrema importância para o fortalecimento do jeito próprio de ser de cada realidade.

Com o intuito de vivenciar a espiritualidade enraizada na vida, as comunidades buscam celebrar sua luta e esperança. Contando com o apoio da Paróquia São José e Cáritas Paroquial de Sertão e da Cáritas Arquidiocesana, as comunidades identificam-se com o que é próprio da identidade do povo negro e encantam com a sua forma de ser e de agir.

Inspirado no poema “Vários Rostos”, é possível perceber que “dentro dessa comunidade negra, negra cristã, negra africana, é que experimentamos a prática e os valores espirituais, a transcendência e a circularidade. Estes valores incluem: amor, fraternidade, hospitalidade, bondade, atenção, honestidade, carinho, sustentação, generosidade, feminilidade, respeito... comunhão. Encontramos nossa identidade mais fácil, em tudo, em tudo que vemos, e buscamos, sentimos e comunicamos. Seja nas relações pessoais, familiares, com outro, com outra, com o divino, com os ancestrais.”

Para finalizar o momento de conversa, desenvolvemos juntamente com as participantes uma oficina de sal de ervas. Momento de sensibilização sobre a importância do uso moderado de sal, onde o mesmo pode ser substituído por ervas aromáticas. Para tanto, foi distribuído mudas de ervas que foram utilizadas na composição da receita do sal ervas, onde cada participante assumiu o compromisso de plantar em suas casas as mudas para partilhar com outras pessoas da comunidade.