Postado em 29/05/2015

Retiro anual da Cáritas reflete o Cuidado com a Vida

Em sintonia com o 16º Plano de Evangelização da Arquidiocese de Passo Fundo, a Cáritas Arquidiocesana realizou nesta terça-feira (26) o retiro anual dos agentes de Cáritas, com o tema: Cuidado com a vida.

O retiro iniciou na sede da Cáritas, refletindo a partir do material que está sendo base de estudo e espiritualidade de toda Arquidiocese. Comprometendo-nos com o cuidado da vida, o encontro ajudou a celebrar as atividades desenvolvidas nas equipes paroquiais, grupos associações e cooperativas.

A partir da celebração, os participantes foram provocados a uma maior sensibilidade da criação, se comprometendo realmente com o cuidado em torno da terra, da água, da reciclagem, das sementes, da agroecologia, dos alimentos, da saúde, da pessoa humana.
O retiro teve momento vivencial de práticas do cuidado com a vida. Várias experiências foram ambientes de sensibilização dos participantes. Um dos locais foi o Projeto TransformAção em Arte, que realiza oficinas lúdicas com crianças e adolescentes, e também a Cooperativa de
Trabalho Amigos do Meio Ambiente - COAMA, que atua na coleta e seleção de materiais reciclados.

Além dessas experiências, o grupo visitou a Fundação Beneficente Lucas Araújo, entidade que desenvolve ações voltadas à crianças e adolescentes através de oficinas de capoeira, artesanato, papel reciclado e dança. Outro espaço é a Instituição de Longa Pernanencia (ILPI’s) que atende idosos em caráter de moradia, tendo este ambiente o próprio lar. Um dos projetos de cuidado com a vida da entidade é o cultivo de um pomar e uma horta, ambas sem uso de produtos químicos. Para Ir. Joana Cuminiki, de Sarandi, “o dia foi muito rico, foi uma experiência de vida, sentida, partilhada com a alegria e doação, exemplos vivos de cuidado com a vida.”.

Todas essas experiências visitadas são expressões concretas de cuidado com todas as formas da vida.