Postado em 06/04/2016

Voluntario Cáritas, um agente de transformação social

Somos Cáritas, somos solidariedade. Movidos por esta causa, a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo conta com muitas pessoas, que não medem esforços para que a promoção da vida e o exercício da cidadania aconteçam. O voluntariado é a força viva da entidade.

No sentido de fortalecer a missão e obter informações sobre o perfil do voluntariado a Cáritas Brasileira, lançou em 2015 mais uma pesquisa para conhecer as pessoas que fazem parte do mutirão no cuidado da vida. O principal objetivo foi: aprofundar o conhecimento sobre os agentes voluntários da Cáritas Brasileira com vista a uma maior e melhor integração dos mesmo à rede, potencializando as ações desenvolvidas nos diferentes territórios. Todo o Brasil concretizou o levantamento de dados. Da Cáritas de Passo Fundo 156 pessoas foram entrevistas, o que resultou em um documento com informações significativas que contribuirão na execução dos trabalhos.

Para Deomar Bordignon, psicólogo da entidade, “a pesquisa realizada com os voluntários nos remete a elementos significativos que dão suporte à entidade no discernimento de linhas de ação e temas a serem aprofundados, conforme a realidade e perfil do voluntariado”.

Cada pessoa que doa seu tempo a serviço da missão da Cáritas é um agente de transformação social. Ser voluntário é uma forma de compromisso e generosidade, de colocar seus dons e suas capacidades a serviço da vida e do cuidado com diferentes realidades sociais. “Ser voluntário é um sentimento que nos move a fazer o bem, sermos solidários com as pessoas necessitadas. É um dom que brota do nosso interior”, salienta Luiz Paulo Bottega, membro da Cáritas da Paróquia Nossa Senhora de Fatima de Carazinho.

Confira o resultado de nossa pesquisa clicando aqui.