Postado em 28/04/2015 - Fonte: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

Fundo de Solidariedade celebra 15 anos na Arquidiocese de Passo Fundo

 

     A força que vem da partilha se torna prática no Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo. O Fundo é fruto da doação de pequenos, que acreditam na mudança e no combate às injustiças sociais. Criado em 2000, este ano o FDS celebra 15 anos de promoção da solidariedade e da cidadania, através do apoio a sinais concretos de transformação social.

     Uma celebração na manhã desta terça-feira, 28, marcou a comemoração. Com a participação de beneficiados, integrantes do Conselho Gestor e o arcebispo emérito, dom Pedro Ercílio Simon, cerca de 50 pessoas se reuniram na Cáritas Arquidiocesana.

     O Fundo de Solidariedade é formado por 50% dos recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos, nas 53 paróquias da Arquidiocese. Atualmente o FDS apoia iniciativas nas áreas de educação e formação, geração de renda e economia popular solidária, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.

     O caminho percorrido nestes 15 anos foi narrado por quem faz parte dessa história. Fábio Flores, da Associação Passofundense de Cegos (APACE), recebeu o primeiro projeto do FDS, em 2000. “A máquina de escrever em braile transformou a nossa realidade, dando mais autonomia e liberdade às pessoas com deficiência visual”, afirmou. Dom Pedro Ercílio Simon, criador do FDS, explica que a iniciativa nasceu a partir do apelo da Igreja de uma caridade organizada. “O Fundo é uma das expressões mais significativas em termos de solidariedade na arquidiocese”, ressaltou.

     Segundo Luiz Costella, integrante do Conselho do Fundo de Solidariedade desde o início, a iniciativa proporciona inúmeros resultados em diversos aspectos. Para ele, agora as pessoas e comunidades estão mais solidárias, os grupos possuem mais alternativas de geração de renda e a Igreja se preocupa na prática com os problemas sociais.

     A programação contou também com uma celebração de ação de graças, apresentações artísticas do projeto TransformAção em Arte e um coquetel exclusivo com produtos provenientes de grupos beneficiados pelo Fundo.

     Em 2015 o FDS chegou a marca de 188 projetos apoiados, beneficiando milhares de mulheres, indígenas, quilombolas, idosos, crianças, adolescentes e jovens, agricultores, assentados, trabalhadores urbanos, desempregados, organizações, movimentos, pastorais, pessoas com deficiência, catadores, recicladores e dependentes químicos.

 

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262