Equipe Cáritas visita produtores familiares

No dia 21 de março, representantes da equipe da Cáritas fez uma visita a São Domingos do Sul. Na oportunidade reuniu-se com um grupo de agricultores, membros da Emater, Prefeitura e Paróquia, para discutir um projeto de apoio a feira da agricultura familiar, proposta pela comunidade. Após o encontro, a equipe fez visita à propriedade da família Finatto Ferro, tradicionais residentes da linha São Valentim.

Durante a visita foi possível visualizar diversos processos da produção, visitar estufas e a estrutura de agroindústria que abriga desde a produção de bio-fertilizantes até o armazenamento de produtos para futura comercialização.

A cultura de cuidados com a terra vem de várias gerações e passa de pais para filhos. Sobre esse cuidado Vanessa Ferro destaca que mesmo quando era uma área convencional a família procurava desenvolver os processos da forma mais natural e sem agrotóxicos, e que foi em meio a uma crise que se viu a oportunidade de empreender com sustentabilidade.

“A crise em meados dos anos 90 nos fez olhar para a propriedade de outra forma e foi aí que iniciamos o trabalho com a agricultura familiar de base orgânica. A instalação da Feira Ecológica em Passo Fundo foi o ponto fundamental para que seguíssemos com a produção de hortifruti, fizemos muitos contatos e até a pandemia chegar esse era nosso principal mercado. Hoje, já estruturados em outros mercados, levamos nossa produção para mais cidades dentro e fora do estado”.

A agricultura familiar é de suma importância para a continuidade da diversidade na produção e continuidade das gerações nas propriedades. O processo de colaboração com os mais velhos, possibilita implementar o que se deseja dentro da propriedade. Essa forma de cultivo e de trabalho também permite trabalhar em sociedade, com várias famílias, facilitando a produção e a comercialização dos produtos, “e assim vamos plantando agroecologia e semeando na consciência das pessoas que consomem nossos produtos, as sementes de um amanhã mais limpo e digno para todas as vidas deste planeta.” pontua, Vanessa.

Hoje os filhos do casal Maristela e Arzelindo é que levam adiante o legado dos pais, dando continuidade ao processo de produzir alimentos orgânicos, com competência, criatividade e preservando a vida e o meio ambiente.