Postado em 23/02/2016

Cáritas realiza primeiro encontro de animadores de 2016


     Momentos de alegria, partilha de experiências, construção coletiva e reflexão sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, marcaram o início dos encontros de animadores e coordenadores das Cáritas Paroquiais da Arquidiocese de Passo Fundo.

     Historicamente acontecem encontros mensais com as lideranças que animam os trabalhos na base. Pessoas voluntárias que disponibilizam seu tempo para a articulação de ações que promovem e defendem a vida. Para Gessi dos Santos, coordenadora da Cáritas Paroquial são José de Sertão, “os encontros que acontecem na sede da Cáritas, em Passo fundo, servem para reabastecer as energias e nos ajudam a continuar nosso trabalho”.

     Em todos os encontros são refletidos temas pertinentes aos trabalhos que desenvolvem nas equipes e grupos que acompanham. Nesse mês de fevereiro, vivendo a Campanha da Fraternidade Ecumênica, refletimos a importância do Saneamento Básico, bem como, nosso papel diante da realidade desafiadora de nossas comunidades.

     Ganha destaque em nosso encontro o gesto concreto motivado pela Campanha da Fraternidade que acontece na Coleta da Solidariedade, realizada nas comunidades no Domingo de Ramos – um final de semana antes da Páscoa. Os recursos arrecadados formam o Fundo de Solidariedade da Arquidiocese e permitem auxiliar diversos projetos comunitários durante o ano. Desde 2000, quando foi formado, o FDS já beneficiou 194 iniciativas e quase 30 mil pessoas. Provocações e luzes para a ação concreta foram levantadas para serem trabalhadas no decorrer do tempo quaresmal, mas também, em todas as atividades promovidas e articuladas com os demais setores da sociedade.



 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262