Postado em 19/02/2015

Arquidiocese de Passo Fundo realiza lançamento da Campanha da Fraternidade de 2015

A Igreja de todo o mundo e especialmente do Brasil tem manifestado cada vez mais seu compromisso na defesa, proteção, cuidado e resgate da vida. Para firmar esta missão, no tempo da quaresma e preparação para a Páscoa, propõe um tema de estudo, reflexão e ações concretas que desafiam as pessoas para a conversão.

A Campanha da Fraternidade nasceu em 1964 e vem, ano a ano, despertando a atenção para realidades urgentes de mudanças na sociedade. Em 2015, debate o tema “Fraternidade, Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir”.

Para marcar o lançamento da Campanha da Fraternidade, a Arquidiocese de Passo Fundo promoveu nesta quarta-feira, 18, uma coletiva de imprensa com os veículos de comunicação da região. O encontro foi também ocasião para realizar a prestação de contas do Fundo de Solidariedade e o anúncio do Gesto Concreto deste ano.

O arcebispo metropolitano, dom Antonio Carlos Altieri acolheu os presentes e citou a mensagem do Papa Francisco aos brasileiros, por ocasião da Campanha da Fraternidade. “De fato a Igreja não pode ser indiferente às necessidades daqueles que estão ao seu redor. As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo”, afirma Francisco.

Dom Altieri realizou também o anúncio do Gesto Concreto de 2015, que beneficiará 140 crianças e adolescentes do Centro de Juventude São Sebastião e Santa Terezinha, em Carazinho. Bruno Feistauer, da coordenação dos centros de juventude, explica que os espaços nasceram a partir da realidade de violência e morte de tantas crianças no município. “Hoje elas são atendidas nos dois centros de juventude através de diversas oficinas em turno inverso ao escolar que proporcionam formação e qualificação”, afirma. Os recursos destinados pelo Fundo de Solidariedade auxiliarão na garantia de continuidade desses projetos, na manutenção das oficinas e projetos desenvolvidos.

A coleta realizada nas comunidades no Domingo de Ramos – um final de semana antes da Páscoa – permite auxiliar, além do Gesto Concreto, outros projetos comunitários durante o ano. Desde o início, em 2000, 181 iniciativas foram apoiadas, nove delas no último ano. Luiz Costella, integrante do Fundo de Solidariedade e um dos coordenadores da Cáritas, apresentou o folder de prestação de contas do FDS e realizou o lançamento do livro “Sistematização da experiência do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo”.

Este ano, a Coleta da Solidariedade será realizada no dia 29 de março e deve mobilizar todas as paróquias e comunidades do Brasil, para formar os Fundos Diocesanos, Estadual e Nacional de Solidariedade. Além disso, a arquidiocese promove no próximo dia 28, um Seminário para estudar o tema da Campanha da Fraternidade.

Missa de Cinzas

A celebração que marca o início da Quaresma e a abertura da Campanha da Fraternidade foi realizada em uma Catedral lotada, as 16h00min desta quarta-feira. Presidida pelo arcebispo metropolitano, a missa foi também de acolhida do padre Marcos Sérgio da Silva como vigário paroquial.

Durante a homilia, dom Altieri reforçou que “a Igreja está inserida na sociedade, e por isso ela se interessa pelos seres humanos, por todos os filhos de Deus”. O arcebispo destacou a realização da 38ª Romaria da Terra e as obras sociais arquidiocesanas como sinais práticos da vivência efetiva da Campanha da Fraternidade.

A tradicional bênção das Cinzas foi dada a cada um dos fieis presente na celebração. A benção marca a purificação para que possamos celebrar de coração novo o Mistério Pascal. O momento, de reflexão e reconciliação pede “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Créditos: Victória Holzbach, Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo.