Postado em 08/11/2016

Cáritas inserida em espaços de controle social

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, em sua longa trajetória busca manter viva e efetiva sua participação em diversas instâncias de controle social, integrando fóruns, conselhos e conferências municipais.

A constituição Federal de 1988 possibilitou aos cidadãos a participação na construção de políticas sociais públicas e do controle social nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre o Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa ou consultiva, cuja função é formular e acompanhar a execução das políticas públicas.

Para Simone Zanetti, assistente social da entidade, “os conselhos são meios de participação popular de fortalecimento e formulação de novas propostas, a partir da realidade. A Cáritas de Passo Fundo participa efetivamente de diversos conselhos, ocupando espaço/cadeiras de conselheiros e também presidindo o Conselho Municipal de Assistência Social e da Mulher”, ressalta Zanetti.

Ao mesmo tempo em que esses espaços são privilegiados na construção de diálogo entre a sociedade civil e o poder público, há muitos limites na participação popular, no enfrentamento e na defesa de direitos, na correlação de poder que ainda se estabelece, tanto da sociedade como do poder público e a diversidade de atores que representam diferentes interesses, sendo necessário fortalecer a formação para atuar nesses espaços.

As conquistas sociais foram muitas ao longo dos anos, porém, como nos provoca o jornal que preparou o Grito dos Excluídos deste ano, “não basta conquistar direitos, é preciso vigiar para não perder”.