Postado em 11/10/2016

Mostra de Ações Sociais Solidárias chega à sua 3° edição

 

“Quando se sonha só, é apenas um sonho, mas quando se sonha com muitos, já é realidade.” Dom Helder

     Com um bonito processo de preparação com todos os empreendimentos de economia solidária, entidades, pastorais e movimentos construíram a 3° Mostra de Ações Sociais Solidárias junto à 36° Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo.

     Na caminhada de três anos muito foi possível avançar. Crescemos na compreensão de que somos parte da Romaria, vivendo cada instante de preparação como romeiros e romeiras da Mãe Aparecida. Para Luiz Carlos, representantes dos grupos de Economia Solidária de Santa Maria, a mostra já está consolidada como parte da romaria. ”Nos sentimos pertencentes a uma causa maior, vemos e vivemos experiências de fé que transformam a nossa vida dando mais expressão ao nosso trabalho.”. Os grupos conseguem interagir com os romeiros, comercializar alguns produtos e divulgar a ideia da solidariedade, da economia popular e da fraternidade, que deve ser uma marca do cristão.

     Desde o momento que cada grupo se disponibiliza em participar da Mostra e começa a confeccionar seus produtos temos a certeza que já é a romaria acontecendo. A mostra é um espaço de compartilhar com os romeiros e romeiras a organização e os trabalhos de cada grupo. Para Jacira Dias, assessora da Cáritas Brasileira Regional Rio Grande do Sul, “a mostra de ações solidárias está inserida no espírito da Romaria de Aparecida. Maria foi uma mulher solidária no seu tempo. Sempre atenta às necessidades, tomava as iniciativas para fazer acontecer os 'milagres' necessários. Os grupos envolvidos na mostra de ações solidárias e os produtos oferecidos são a atualização dessa mesma atitude Mariana porque são resultado de iniciativas que apostam em valores como: solidariedade, sustentabilidade, autogestão, corresponsabilidade e fraternidade. Foi um dia lindo de sol, de fé e de confraternização, sob as bênçãos de Nossa Mãe Aparecida!”.

     Para 2017, no dia 8 de outubro, fica o desafio de mais grupos participarem da quarta mostra durante a 37ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida.

 

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262