Postado em 05/10/2015

Cáritas realiza oficina de Alimentação e Artesanato em São Domingos do Sul

Alegria e satisfação era expressão visível no rosto das mulheres do grupo Arte sem Idade, da Associação Cultural São Dominguense, nesta última sexta-feira (02). Na sede da associação, aconteceu oficina de alimentação saudável pela amanhã e de artesanato pela tarte.

A Cáritas vem desenvolvendo diversas oficinas de alimentação, no intuito de sensibilizar os grupos que acompanha e a comunidade em geral, da importância de adquirirem produtos saudáveis, agroecológicos, contribuindo para a qualidade de vida.

Ministrada pelas bolsistas do curso de nutrição do programa Paidex, da Universidade de Passo Fundo a oficina de alimentação contou com 19 mulheres. As participantes foram divididas em pequenos grupos, onde cada um produziu o prato a partir das receitas. Toda a alimentação foi com produtos agroecológicos e reaproveitamento de cascas, talos, sementes... Ganham destaques a farofa de talos, o bolo de casca de abóbora e os diversos sucos nutritivos.

As oficinas de alimentação têm sido espaço de muito aprendizado. Para Leonilda Fochi, participante da oficina, “muitos dos produtos usados aqui, temos em casa na horta, mas não se sabe como usar, agora vou repensar a forma de cozinhar”. Esta oficina foi concluída com o almoço, as participantes tiveram a oportunidade de degustar o que produziram. As bolsistas do curso de Nutrição explicaram o valor nutricional dos alimentos e os malefícios que produz uma má alimentação.

No turno da tarde as mulheres participaram da oficina de artesanato, conduzido pela artesã Rosa Machado, da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Carazinho. Na oportunidade foi confeccionado artesanatos para o Natal. Para o grupo Arte sem Idade, o artesanato proporciona momentos de convivência, diálogo e troca de saberes, além de gerar renda para o grupo.

Um dos objetivos da oficina de artesanato é a utilização de reciclados, como a garrafa pet na confecção de um artesanato natalino. “O artesanato com reciclados faz bem para o meio ambiente e torna o produto mais econômico”, ressalta Rosa, monitora da oficina.

Para a coordenadora do grupo, Sra. Olga Maté, o dia foi de aprendizados, “este dia foi muito valioso para nós da Associação Cultural Sãodominguense, porque ampliou nossos conhecimentos culinários e artesanais. A Cáritas tem nos ajudado, somos imensamente agradecidas por tudo” destaca Olga.

A Associação Cultural Sãodominguense, surgiu em 2013, vem desenvolvendo ações significativas, com pessoas idosas e com deficiência. Realiza aulas de coral, dança, teatro, artesanato, entre outras atividades no município o que destaca a importância de manter viva a cultura ai existente.