Postado em 15/10/2015

Mostra de Ações Sociais Solidárias muda o rosto da romaria

Grupos de toda a região participaram da mostra durante a 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo

O ano era 1981, quando acontecia a primeira Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo. Ninguém poderia imaginar que, 35 anos depois, os pouco mais de 200 romeiros se transformassem numa multidão de quase duzentas mil pessoas, que rumam todos os anos para a casa da mãe Aparecida, para agradecer ou pedir graças, como saúde, paz, trabalho e, tantas outras.

Desde o início até agora, muitas coisas foram mudando, como as melhorias na infraestrutura, grande destaque para a dimensão espiritual e celebrativa, bem como a não comercialização de bebidas alcoólicas e o incentivo para o consumo de alimentos saudáveis. Com certeza, os romeiros já perceberam, nos últimos dois anos, a novidade que é a Mostra de Ações Sociais Solidárias, onde as pessoas têm a oportunidade de conhecer na prática a ação realizada pela Igreja em toda a região. Coordenada pela Cáritas, a iniciativa reuniu neste ano, dezenas de grupos, entre eles um de Santa Maria. O espaço integrou experiências de Economia Popular Solidária que mostraram os seus artesanatos, os produtos de alimentação, como panificados, lanches, sucos, hortigranjeiros e orgânicos. Algumas entidades sociais e pastorais da igreja, que atendem crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, desempregados, catadores, pequenos agricultores, indígenas, quilombolas e tantas outras pessoas em situação de vulnerabilidade também marcaram presença.

Mesmo com chuva, lá estavam os grupos motivados por um espírito de solidariedade, entreajuda e participação. É uma experiência que vai se consolidando cada vez mais e se tornando parte da romaria. Os grupos conseguem interagir com os romeiros, comercializar alguns produtos, e divulgar a ideia da solidariedade, da economia popular e da fraternidade, que deve ser uma marca do cristão. É a própria Mãe Aparecida quem pede para fazer tudo aquilo que o seu filho disser (João 2,5), e Ele quer que sejamos todos irmãos, solidários e fraternos.

Promovida pela própria Romaria, um dos critérios da mostra prevê que os grupos estejam ligados, de alguma forma à Igreja e apresentem na romaria produtos confeccionados pelos mesmos e de forma solidária. Em 2016, no dia 9 de outubro, com certeza mais grupos estarão se integrando na terceira mostra durante a 36ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida.